TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social Questões

Por:   •  29/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2
  1. – Qual foi o processo que permitiu o Serviço Social romper com suas origens confessionais e transformar-se numa atividade institucionalizada?
  2. – Sendo que o interesse do Serviço Social é tão contraditório em relação aos da burguesia, qual seria então o interesse da burguesia da institucionalização deste setor?
  3.  - Estabeleça um paralelo entre o interesse político na introdução do Serviço Social na década de 1950 e na atualidade?

Nomes:

2.1 – No contexto de efervescência do populismo (1961-1964) verifica-se um período de gestação da consciência nacional – popular. Como se deu essa consciência e quem foi atingido por ela?

2.2  - Como é enfrentada a questão social no período de gestação da consciência nacional- popular?

2.3 – O processo político que se opõem a Goulart repercute sobre o Serviço Social a partir de duas vertentes mais gerais em luta. Quais vertentes são essas e como elas se relacionam?

Nomes:

3.1 – Aponte os aspectos contraditórios do Serviço Social no primeiro período da Ditadura Militar diante dos movimentos de conceituação do Serviço Social Latino-americano?

3.2 – Por que o processo de desenvolvimento do Serviço Social do Brasil não é linear e nem homogêneo?

3.3 – Explique quais foram os motivos que levaram o milagre econômico acontecer durante o Regime Militar e que vinculação o Serviço Social tem com esse acontecimento?

Nomes:

4.1 – Como a conjuntura política da redemocratização no Brasil influenciou a criação de programas de Assistência Social?

4.2 – Como a Constituição de 1988 impulsionou a preocupação com o bem estar Social?

4.3 – Relacione a idealização dos programas sociais e o quadro de desigualdade social após a crise econômica (Discurso distanciado das metas).

Nomes:

5.1- No princípio da década de 90, o presidente Collor visava como alternativa para o desenvolvimento, uma política neoliberal. At[e que ponto ele limita o assistencialismo e quais os impactos ele deixou nos dias de hoje?

5.2 – O que nos permite afirmar que os processos de ajuntamento econômico na América Latina foram diferentes dos ocorridos nos países centrais? O que isso significa?

5.3 – Qual a influência dos movimentos sociais e sindicais para o Serviço Social na década de 90?

Nomes:

6.1 – A partir de qual acontecimento o Serviço Social passa a se institucionalizar enquanto profissão no Brasil?

6.2 – O Estado exige do Serviço Social uma série de demandas, cite-as?

6.3 – Cite as principais diferenças na capitação das demandas do Serviço Social nos períodos pré e pós Ditadura Militar?

Nomes:

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com