TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social na Educação

Por:   •  17/10/2016  •  Monografia  •  19.479 Palavras (78 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 78

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA[pic 1]

[pic 2]

Trabalho Final De Graduação

O TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL NO NUDE FRENTE À PERMANÊNCIA NA UNIPAMPA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

Acadêmico: Ronivelton Oliveira de Matos

Orientadora: Loiva Mara de Oliveira Machado

[pic 3]

SÃO BORJA/RS

2015


RONIVELTON OLVEIRA DE MATOS

[pic 4]

O TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL NO NUDE FRENTE À PERMANÊNCIA NA UNIPAMPA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Serviço Social.

Orientadora: Profa. Dra. Loiva Mara de Oliveira Machado

São Borja

2015

[pic 5]

RONIVELTON OLIVEIRA DE MATOS

O TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL NO NUDE FRENTE À PERMANÊNCIA NA UNIPAMPA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Serviço Social

Trabalho de Conclusão de Curso defendido e aprovado em: 26 de Janeiro de 2015.

Banca examinadora:

______________________________________________________

Profa. Dra. Loiva Mara de Oliveira Machado

Orientador

 UNIPAMPA

______________________________________________________

Profa. Dra. Simone de Oliveira

 UNIPAMPA

______________________________________________________

Prof. Dr. Evandro Guindani

 UNIPAMPA

[pic 6]

Dedico este trabalho aos meus queridos pais.

AGRADECIMENTO[pic 7]

Ao final desta caminhada, que representa o inicio de um novo ciclo, gostaria de expressar meus agradecimentos a todos que de alguma forma, contribuíram para que fosse possível chegar até este momento.

A minha mãe Luiza Oliveira De Matos, pela a atenção, compreensão amor e carinho.

Ao meu pai Getulio Rosalino De Matos, meu maior exemplo de luta e perseverança e o principal incentivador e apoiador desta minha caminhada.

A minha amiga e namorada Janaina Rosa pela compreensão, carinho e apoio.

Aos meus colegas de turma e de UNIPAMPA pelo apoio, solidariedade, companheirismo e amizade, em especial: Kelvin Curtis, Roberto Fonseca, Wagner Martins, Franciele Machado, Lisiane Pohlmann e Isabel Cristina.

Aos integrantes do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE) da UNIPAMPA campus São Borja, Tiane Alves Bitencourt, Gilvane Belém, William de Souza Bernardes, pelas contribuições durante o processo de estágio realizado no NuDE, pelos trabalhos realizados em conjunto e principalmente pela amizade.

Aos docentes da UNIPAMPA campus São Borja, pela dedicação e contribuição para o meu desenvolvimento acadêmico.

E aos Técnicos Administrativos e trabalhadores terceirizados da UNIPAMPA campus São Borja pelo trabalho prestado a universidade.

[pic 8]

“a presença efetiva das condições sociais e institucionais que possibilitam ao conjunto dos cidadãos a participação ativa na formação do governo, e em consequência, no controle da vida social”

Carlos Nelson Coutinho.

RESUMO[pic 9]

O presente trabalho representa uma análise reflexiva, crítica e propositiva sobre as políticas de permanência no ensino superior desenvolvidas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus São Borja.  Trata-se de um relato de experiência desenvolvida, junto ao Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE),  a partir do Estágio Supervisionado em Serviço Social I e II. O trabalho tem como objetivo problematizar a Política de Assistência Estudantil desenvolvida na UNIPAMPA, bem como, fomentar a execução de um conjunto de iniciativas que apontam para a materialização da permanência dos/as acadêmicos/as no ensino superior. Para isso utilizou-se referenciais teóricos das áreas da Educação, do Serviço Social e das Ciências Sociais e documentos institucionais da UNIPAMPA. Considerando a educação superior como um direito social estabelecido na Constituição Federal de 1988, torna-se importante refletir acerca da  expansão do ensino superior que ocorreu nas últimas duas décadas. Tal expansão dividiu opiniões em torno dessa política, possibilitando de um lado a ampliação do acesso a esse direito, através do fortalecimento da política pública de educação. Por outro, também se constata o incentivo ao fortalecimento das instituições privadas de ensino e a criação e expansão da modalidade Ensino a Distância (EAD) em diferentes áreas, o que reforça o trato da educação como mercadoria. Nesse contexto, torna-se importante a inserção do/a profissional Assistente Social na educação superior, visando um trabalho direcionado a efetivação da educação enquanto direito social. A UNIPAMPA é uma das universidades criadas a partir da política de Expansão das Universidades Federais Brasileiras. A Política de Assistência Estudantil é desenvolvida na instituição através do NuDE, espaço sócio-institucional, órgão executor dessa política na instituição. Este campo de estágio, contou com supervisão direta de assistente social. Diante da experiência vivenciada é possível verificar que a permanência no ensino superior constitui-se como desafio frente a materialização da política pública de educação. O trabalho junto ao NuDE também fez emergir outros desafios, especialmente quanto a interdisciplinaridade, o acesso aos programas e projetos desenvolvidos, bem como, melhores condições de  estrutura física e de recursos financeiros para a qualificação e ampliação das ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (133.1 Kb)   pdf (620.6 Kb)   docx (971.8 Kb)  
Continuar por mais 77 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com