TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Por:   •  25/4/2016  •  Seminário  •  3.008 Palavras (13 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

              Sumário

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................

3

  1. DESENVOLVIMENTO.....................................................................

4

 2.1 HISTÓRICO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM JESUITAS-PR....................................................................

2.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO CRAS EM JESUÍTAS........

4

5

2.3 CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DE JESUÍTAS-PR............

2.4 POLÍTICA SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS DE JESUITAS-PR..............................

2.5 EXERCÍCIO PROFISSIONAL E SEU PROJETO ÉTICO POLÍTICO EM CRAS...............................................................................................

3.0 CONCLUSÃO..................................................................................

8

9

11

13

4.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................

14

1.0 INTRODUÇÃO

        

A Política Pública de Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, levando sempre em consideração às desigualdades sócioterritoriais, visando seu enfrentamento à garantia dos mínimos, e ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. Sob essa perspectiva, vemos         que o objetivo é: Prover programas, serviços projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem.

 Contribuir com a inclusão e a igualdade dos usuários e grupos específicos atendidos, ampliando o acesso aos bens e serviços sócioassistenciais básicos e especiais ofertados a população.

Um dos objetivos deste trabalho é descrever objetivos e métodos de atuação do CRAS em Jesuitas-Pr, sendo todos estes coletados em período de Estágio Obrigatório Curricular I, aonde a instituição vem para assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária; Com esta definição sobre a Política Nacional, o CRAS (Centro De Referência De Assistência Social) caracteriza-se como uma unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

2.0DESENVOLVIMENTO

2.1 HISTÓRICO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM JESUITAS-PR

O CRAS (Centro De Referência De Assistência Social) em Jesuitas-Pr foi inaugurado em junho de 2011, e esta localizada desde então na Rua Papa São Leão Nº 411 Centro, CEP 85835000 telefone: (44) 35351223.

Sendo as autoridades representativas da cidade atualmente: Prefeito Osvaldo de Souza, Vice- Prefeito Osmar José Aparecido Bernadini, Presidente Da Câmara Edicarlos Grizotto de Oliveira.

Os programas ofertados pela instituição na época de inauguração do CRAS eram:

  • Família Paranaense;
  •  Bolsa Família;
  •  Luz Fraterna;
  •  Programa do Leite;

 O objetivo inicial da instituição era de atender a população que mais necessitava de ajuda, famílias carentes, idosos e crianças em situação de risco e/ou vulnerabilidade. Nesta primeira fase de trabalho do CRAS em Jesuítas pode-se destacar alguns dos profissionais que fizeram parte da primeira equipe, tais como:

  • Arley Costa- Psicólogo;
  • Adriana Santos-Assistente Social;
  •  Samara-Assistente Social;
  •  Luciana Alves-Técnica Bolsa Familia;
  •  Lucinéia Maria De Souza- Secretária de Assistência Social
  •  Clayton Orlandine- Coordenador da Instituição;

Após diversas transformações nas características geográficas, demográficas, epidemiológicas, socioeconômicas. Recursos referentes a bens sociais, programas e projetos foram aumentando, assim como a equipe de Assistência Social foi se adaptando e se moldando as necessidades locais da comunidade.

2.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO CRAS EM JESUÍTAS:

Atualmente a equipe do CRAS é composta por:

  • Iliane De Melo - Assistente Social (40 horas);
  •  Kelin Janaine Fuhr - Psicóloga (40 horas);
  • Vilma Poiate - Orientadora Social (40 horas);
  •  Fernanda Eugenia De Siqueira Linn – Atua no jurídico;
  • Luciana Alves - Técnica Bolsa Familia (40 horas);
  •  Adinéia Honório – Gestora;
  • Silvana Da Silva – Zeladora;

 Os programas atuais que são ofertados e direcionados a população são diversos, tudo se inicia com o cadastramento único para programas sociais, o Cadastro Único é um sistema de informação que identifica e caracteriza as famílias brasileiras, sendo utilizado para a inclusão nos programas sociais do Governo Federal.

  • As famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou com renda mensal familiar de até três salários mínimos podem realizar sua inscrição. Para o cadastramento são necessários documentos originais de todos que moram na casa, carteira de trabalho (de todos que tiverem), certidão de nascimento ou casamento de todos comprovante de renda (último holerite, extrato de aposentadoria ou beneficio do INSS-auxilio doença e seguro desemprego), Identidade e CPF (de todos que tiverem), Comprovante de residência atual (conta de luz), Titulo de Eleitor (de todos que tiverem), Declaração de matrícula e frequência escolar atualizada (de quem estiver estudando), Termo de guarda/tutela ou curatela (quando for o caso), as pessoas/famílias cadastradas devem sempre informar qualquer alteração de endereço, como mudança de cidade, alteração na renda familiar, aumento ou diminuição no número de pessoas da família, mudança de escola de seu filho (a).É de suma importância e necessário que o cadastro seja atualizado uma vez por ano.
  • Luz Fraterna (tarifa social de energia elétrica) é a redução do valor pago na taxa de energia elétrica. Os descontos variam de 10 % a 65%, quanto menor o consumo de energia elétrica, maior é o desconto oferecido á família. Destina-se ás famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa que não ultrapassem o consumo de energia elétrica de 200/ kwh mês. Para conseguir o beneficio, deve-se procurar a Copel e levar, dentre os documentos exigidos, a folha resumo da inscrição no cadastro único.
  • A tarifa social da água é destinada ás famílias que residam em imóvel de até 70 m², que mantenham o consumo mensal de água em até 10 mil litros por mês e tenham renda de até meio salário mínimo por pessoa ou de dois salários mínimos para o total de quatro moradores. Para conseguir o beneficio, deve-se procurar a Sanepar, levando, dentre a documentação exigida, a folha resumo de inscrição no cadastro único.
  • Programa Leite Das Crianças é destinado a crianças de 6 meses a 3 anos de idade e possibilita o recebimento de 1 litro de leite por dia para cada criança. Para receber o beneficio, deve-se procurar o CRAS mais próximo de sua casa, levando, além da documentação exigida, o número do NIS.
  • Programa Bolsa Família Destinado a transferência direta de renda com condicionalidades, que depende da liberação do governo-federal. O beneficio é repassado ás famílias cuja renda atenda aos critérios do programa estabelecidos pelo Governo Federal;

Atualmente o CRAS de Jesuítas conta com aproximadamente 480 famílias cadastradas, são atendidos a população em geral, como jovens, adultos, crianças, idosos, gestantes, deficientes visuais, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (166.1 Kb)   docx (71.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com