TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Por:   •  15/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS

SERVIÇO SOCIAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

RELATÓRIO FINAL

SANTO ANDRÉ, SÃO PAULO, 2011

Estagiários:

Curso: Serviço Social

8º. Período

Gina Rodrigues Alves

Login – 128898

Rua Orense, 577 - Apto 51 - Centro             

Diadema – SP

Maria Andreia Pereira da Silva

Login – 128870

Rua Manoel Damasceno Carneiro, 70 – Jardim Ana Sofia

Diadema – SP

Supervisora Acadêmica:

Mabel Machado

Assistente Social Bacharel em Serviço Social

Cress: 42110

Supervisora de Campo

Marilda Aparecida Moreira da Silva

Assistente Social Bacharel em Serviço Social

Cress: 28949

Atua na Associação de Luta por Moradia Vida Nova

INTRODUÇÃO

 

A Associação de Luta por Moradia Vida Nova está localizada no município de Diadema, com o propósito de mediar entre moradores inscritos na Associação de Luta por Moradia Vida Nova e a Prefeitura do Município, a aquisições de imóveis, compatíveis a sua situação financeira.

O projeto de intervenção buscou conscientizar os moradores inscritos na Associação de Luta por Moradia Vida Nova, quanto à importância da participação social e seus direitos e deveres como cidadão.

 

O projeto foi desenvolvido no próprio espaço da associação, contando com a participação dos moradores (na sua maioria idosos). Participaram da intervenção as Estagiárias e a Assistente Social da Associação de Luta por Moradia Vida Nova.

  

 

DESENVOLVIMENTO

 

O projeto de intervenção realizado na Associação de Luta por Moradia Vida Nova nos proporcionou a possibilidade de elaborar estratégias e planos de ação, para intervir e educar os moradores inscritos na Associação de Luta por Moradia Vida Nova, em relação às questões sociais.

 

Através das visitas domiciliares aos usuários da Associação de Luta por Moradia Vida Nova, foram realizados cadastros dos moradores, onde levamos em torno de 45 dias para concluir. E após esse cadastro encontramos o número de 140 famílias, com as quais desenvolvemos o projeto.

 

De acordo com código de ética do Profissional Assistente Social, é dever dos assistentes sociais nas suas relações com os usuários democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários.

 

Com base nesta diretriz, foram realizadas palestras por meio do uso de data show, cartazes e impressos de órgãos públicos, como Ministério da Saúde e Previdência Social, com temas de interesse dos associados (temas escolhidos pelos moradores inscritos na Associação de Luta por Moradia Vida Nova). Estas palestras duravam cerca de 40 minutos, e após as apresentações, foi aberto momentos para questionamentos e debate acerca dos temas desenvolvidos. Por vezes, eram aplicadas dinâmicas, a fim de facilitar o entendimento do tema.

 

Propusemos uma caminhada em dias alternados, com duração de 30 minutos na comunidade, salientando a importância da atividade física para prevenção de doenças crônicas, como hipertensão, e facilitando o entrosamento entre os moradores, que pouco mantinham contato.

 

Os moradores inscritos na Associação de Luta por Moradia Vida Nova nos receberam de forma acolhedora, e estavam entusiasmados quanto às atividades propostas, com maior participação das mulheres e idosos. Foi possível sanar a maioria das duvidas colocadas pelos moradores, e os participantes do projeto se mostraram satisfeitos com as ações oferecidas Associação de Luta por Moradia Vida Nova.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Durante a execução do projeto de intervenção, foi possível a cada atividade desenvolvida, perceber o grau de entendimento e interesse dos moradores inscritos na Associação de Luta por Moradia Vida Nova.

Foram aplicados questionários de pesquisa de satisfação aos moradores da associação, e a partir dos resultados, desses questionários, percebemos que o projeto foi bem avaliado como um todo.

 

As palestras proporcionaram o esclarecimento de duvidas acerca de temas propostos pela população local (principalmente temas de relevância social, como estatutos) e, as dinâmicas alçaram seus objetivos, o de fixar as informações oferecidas. O publico alvo, principalmente os idosos e mulheres, adquiriram o hábito da caminhada, e entenderam o beneficio da atividade física para si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com