TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Por:   •  31/5/2015  •  Abstract  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

   

SERVIÇO SOCIAL NA PRÁTICA – AULA 02 PPI 01

QUESTÕES PARA DEBATE

A partir do Filme assistido,” História da saúde pública no Brasil - Um século de luta pelo direito a saúde”, vamos promover um debate para discutirmos o que foi entendido sobre as questões apresentadas no referido filme. Para isso deve, antes, refletir sobre:

  1. Como é possível relacionar as políticas públicas com os movimentos sociais no Brasil?

Resposta:  Os movimentos sociais sujem de  forma reivindicativa, consultiva provocadas pelas contradições econômicas e sociais presente no coletivo que busca  aprimorar  seus direitos. As políticas públicas são mediações entre o pode publico e  as influencias da sociedade desenvolvendo um  conjunto de ações metas e plano que venha ampliar, solucionar dificuldade enfrentada pela sociedade. 

  1. Quais os principais movimentos sociais que você conhece da nossa história?

 Resposta:  A revolta da vacina foi a campanha de vacinação obrigatória contra as  constantes epidemias de doenças enfrentada pela população entre elas temos. Guerra de canudos, revolta de juazeiro, movimento militar de 1964, "caras - pintadas"

3. Em sua cidade já houve alguma manifestação associada a algum movimento social? Qual? Você participou

Resposta: Sim. Sim. Movimento do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino, não participei a categoria reivindicava melhorias de salários. E  o movimento contra a casacão do atual prefeito. Sim participei. 

4. Como você vê o Serviço Social no contexto atual da política e dos movimentos sociais atuais?

 Resposta: Numa visão ampla de integração inteiramente  ligado as condições que o pais enfrenta em vários aspectos como: econômico, político, e socialmente.

5. Registre através de imagens, a sua visão sobre Política, Movimentos Sociais e Serviço social. 

QUESTÃO PROPOSTA

As atuais formas de produção capitalista estão chamando atenção para as diversas agressões sofridas pelo meio ambiente. Diversas rodadas de negociação são travadas na busca de uma solução que compatibilize o crescimento econômico com o respeito ao meio ambiente. Mas será que há realmente uma solução frente ao padrão de acumulação capitalista ora apresentado?

A crise referente à escassez de água no Brasil, segundo alguns especialistas, pode estar diretamente conectada aos aspectos econômicos de apropriação indevida de diversos recursos naturais.

Qual a opinião da equipe sobre este tema? Pode haver solução para essa problemática no atual contexto do sistema capitalista, coexistindo crescimento econômico com preservação ambiental? Ou algum outro sistema econômico que não priorize a acumulação de riquezas deveria ser colocado como solução?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (297.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com