TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

O planejamento participativo tem  três elementos constitutivo:

O profissional : o que conduz o grupo que desenvolverá o trabalho junto com esse profissional e a realidade a ser trabalhada,  a autora entende, que o profissional é o assistente  social praticamente, o grupo ou comunidade local é o que chama de usuário e a realidade é a matéria- prima deste processo.

 A autora desenvolve o artigo em três partes: 

 1 – caracterizando o planejamento participativo e seus elementos, na 2 retrata sobre o planejamento participativo como espaço  prático reflexivo, e a 3  expressa situação de tomada de decisão no planejamento junto  a atuação do serviço social.

    Na visão da autora o planejamento participativo está em constante transformação uma vez que no ato de planejar o indivíduo usando sua racionalidade  a cada momento planeja novas ações e neste contexto busca efetivar suas ideias  a partir da  realidade em que vive , analisando pontos positivos e negativos no referido processo.

    A efetiva intervenção no planejamento participativo passa pela incorporação da visão estratégica situacional, assim quando o mesmo faz uso  da mesma , avança significativamente para questões mais amplas e complexas , contribuindo para modificar a realidade apresentada.

   A reflexão sobre a prática no processo de produção de significação ao longo do tempo constituiu-se um dos fatores de maior importância  na construção da realidade educativa, portanto , enquanto processo de desenho intervenção sobre a realidade da prática evidencia-se como atividade criativa, a qual não deveria ser considerada uma atividade de caráter técnico em aplicações externas.

   Partindo dessa realidade a prática sob uma nova perspectiva  faz do conhecimento  base para o desenvolvimento de novas experiências , descobertas, mudança da realidade , respeito as diferenças e reflexão constante no fazer pedagógico dentro e fora do muro das instituições. Assim ,o pensamento prático, sob a ótica da autora, não pode ser ensinado, mas pode ser aprendido , pois para ela. Aprende-se fazendo e refletindo na e sobre a ação. Neste contexto ainda no campo de atuação social é relevante a reflexão conjunta entre usuário e os profissionais em serviço uma vez que somente poderá atender as necessidades de cada grupo quando consolidar-se esse canal de comunicação .        

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com