TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

O Serviço Social é uma profissão cujo processo de construção não aconteceu de forma contínua e linear, da sua criação á sua trajetória sócio histórico, possuem características complexas, que nem sempre são apreendida e compreendida pela sociedade e até mesmo dentro da própria categoria. Há apreensões divergentes quanto ao seu processo de transformações e atuação profissional. O movimento de reconceituação foi uma tentativa de ruptura do conservadorismo, uma maneira encontrada para uma renovação teórica social, com propostas de intervenção, garantida dos direitos, de entender a realidade social, questionarem a classe dominante sobre o modo de atuação contra a população. O Serviço Socialteve uma modificação no modo de agir, e atuação dos profissionais, a busca de profissionais qualificados, fundamentos teóricos para a profissão. O serviço Social muda de ‘caridade’ para ‘ assistência a Sociedade’ no sentido de garantias dos direitosda população que necessita de assistência enfrentando obstáculos, questionando as situações diárias.

Na década de 80 surge o processo de democratização da Sociedade, fim da ditadura e o povo vão para rua reivindicar seus direitos, tendo total apoio do Serviço Social. Manifestações em diferentes setores, fortalecendo Sindicatos a visibilidade das demandas populares e a luta pela democracia a Constituição da República Federativa do Brasil foi criada em 1988; foi resultado da mobilização conquistando espaço de participação popular. Também nos anos 80 inaugura-se o debate da Ética Profissional é aprovado, compromisso com a classe trabalhadora. Por tanto a atuação do assistente Social se modifica a cada década porque tende a se adaptar com os acontecimentos, novas situações a ser discutidas e vista, mas sempre buscando garantir os direitos, dar acesso as informações necessárias do bem estar e a favor do Social.

Os assistentessociais brasileiros vem lutando em diferentes frentes e de diversas formas para defender e reafirmar direitos e políticas sociais que, inseridos em um projeto societário mais amplo , buscam fortalecer as condições econômicas, sociais e políticas para construir as vias da equidade, num processo que não se esgota na garantia da cidadania. A concepção presente no projeto ético-político profissional do Serviço Social brasileiro articula direitos amplos, universais e equânimes, orientados pelaperspectiva de superação das desigualdades Sociais e pela igualdade de condições e não apenas pela instituição. Insuficiente e abstrataigualdade de oportunidades, que constitui a fonte do pensamento liberal. Para avançar na delimitação das atribuições e competênciasdos assistentes sociais , torna-se necessário considerar as expressões específicas da questão social que desafiam a pesquisa concreta de situações concretas. A questão social na atualidade assume novas formas em decorrência dos processos históricos que redimensionam, aprofundandosuas contradições. As mudanças radicais nas relações entre Estado e Sociedade Civil, orientada pela política de ajuste fiscal, recomendada pelos organismos internacionais, vão atingir a economia, a política e as formas de sociabilidade. O Serviço Social sofre com os impactos dessas mudanças. A análise macroscópica da questão social expressa uma realidade que se materializa na vida das pessoas. A aproximação dos assistentes sociais com os usuários é uma das condições que permite impulsionar inovadoras ações no sentido de reconhecer e atender as reais necessidades dos segmentos. O assistente socialpode dispor de um discurso de compromisso ético-político com a população , mas se não realizar uma análise das condições concretas vai reeditar programas e projetos alheios ás necessidades dos usuários. É a capacitação permanente que possibilita ao profissional romper com a prática rotineira, acrítica e burocrática, e buscar, a partir da investigação da realidade a que estão submetidos os usuários. A direção tomada na década de 80 foi de fundamental importância para a formação do assistente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com