TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Anhanguera de Guarulhos

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Samuel Barboza da Silva – R. A. 9918007316

DESAFIO PROFISSIONAL – 2º SEMESTRE

        

Disciplinas: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social l e Formação Social, Econômica e Política do Brasil.

Tutora: Kheila Aparecida Contador Soar

Guarulhos, São Paulo.

09/2015

AUTOR – Samuel Barboza da Silva - 9918007316

        

DESAFIO PROFISSIONAL – 2º SEMESTRE

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social I e Formação Social, Econômica e Política do Brasil.

Orientador: Ana Maria de Oliveira Espíndola.

Guarulhos, São Paulo.

09/2015

SUMÁRIO

Um INTRODUÇÃO        3

2 MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL – ANOS 80         4

3 SERVIÇO SOCIAL COMTEMPORÂNEO -  ANOS 2000        5

4 COMPARATIVO ENTRE AS DÉCADAS DE 80 E 2000 PARA O SERVIÇO SOCIAL ............................................................................................................... 6

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................... 7

REFERÊNCIAS .......................................................................................................... 8

1 INTRODUÇÃO

 Este trabalho tem como objetivo destacar o debate proposto pelo movimento de reconstituição listando os avanços que o movimento ofereceu ao serviço social na década de 80, onde ocorreram mudanças significativas vividas por uma assistente social e outra que vivenciou a profissão já formada e fundamentada no ano 2000  

2 MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL – ANOS 80

 Na década de 80 surge um movimento que veio para adequar o serviço dos profissionais ao momento vivido no Brasil, com uma visão voltada as necessidades dos populares, formando técnicas e métodos novos de acordo com a realidade social vivida. Este movimento chamado de reconceituação do serviço social, foi uma tentativa de romper com o conservadorismo para outro método critico e investigativo, uma mudança propondo questionar a ordem da classe dominante e entender a realidade social, assim surge um movimento de renovação do serviço social. Na década de 1960 com o serviço social sendo contestado e havendo manifestações, surgiu uma divisão dos assistentes entre conservadores e revolucionários, mas documentos como o de Araxá( que constituído durante o l Seminário de Teorização do Serviço Social), foram fundamentais para a teorização serviço e com eles um serviço social a iniciar  uma renovação. Este movimento aconteceu nos países latinos americanos e foi a fundamentação na estrutura do serviço social na visão MARXISTA.

 Uma nova consciência política e crítica dos profissionais representou este movimento em toda América latina. Já no Brasil com as condições politicas da época o movimento se representou com uma semelhança muito grande dos realizados em alguns países. A ditadura militar teve um papel muito importante na renovação do serviço social, deste modo os profissionais sentiram-se no dever de questionar seu papel levando assim o serviço social a alienação de uma ideologia que desde o princípio se sujeitava a classe dominante, procurando assim uma identidade profissional dentro do serviço social e assim afirmando sua ideologia para os capitalistas. Assim tornando uma profissão de não assistência e sim de comprometimento e mudanças com os populares.

 No momento em que Karl Marx programa o modelo filosófico, o referencial teórico-metodológico do serviço social passou a alicerçar a profissão. Com isso passa-se a instruir-se com as relações que importam com a sociedade e homem, estas resultam numa grandiosa mudança realizada por meio da dialética.

 A sociedade frequentemente em constante transformação esta dividida em classes sociais diferentes, de um lado os burgueses com o domínio do capital e de todo o ganho, do outro lado o proletariado sem condições mínimas de subsistência.

        Segundo Netto (2001, p.151-64) temos três vertentes que estão presentes na interação do serviço social no Brasil que formaram: a tendência  modernizadora, a do reatualização conservadorismo e a intenção de ruptura. Esta tendência conquista maior solidez após as pesquisas que tem como embrenhar nas formulações teóricas da profissão, tendo também técnicas que passam a formar a pratica profissional como a educação popular, investigação e ação, assessoria a setores populares e principalmente a redefinição da  pratica da assistência social. Com isso o assistente social constrói o seu perfil educacional, para a formação do mesmo no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com