TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.691 Palavras (15 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

VIVIANE ARAUJO DE SANTANA

O IMPACTO E IMPORTÂNCIA DO PRE-NATAL PARA A GENITORA E O CONCEPTO: Uma Revisão da literatura na perspectiva assistencialista

[pic 3]

Barreiras

2015

VIVIANE ARAUJO DE SANTANA

O IMPACTO E A IMPORTÂNCIA DO PRE-NATAL PARA A GENITORA E O CONCEPTO: Uma Revisão da literatura na perspectiva assistencialista

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, com objetivo de obtençaõ parcial da media do semestre.

Barreiras

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................

1.1Problema ............................................................................................4

1.2 Justificativa........................................................................................

2. OBJETIVOS....................................................................................................5

2.1Geral....................................................................................................

2.2 Específicos........................................................................................5

3. METODOLOGIA..............................................................................................6

3. REVISÃO BIBLIOGRAFICA ..........................................................................7

4. CRONOGRAMA............................................................................................14

5. RESULTADOS ESPERADOS.......................................................................15

REFERENCIAS.................................................................................................16

  1. INTRODUÇAO

O tema proposto para a seguinte projeto será o seguinte: o impacto e importância do pré-natal para a genitora e o concepto. Compreender-se que a gestação é um episódio de muita significação na vida da uma mulher sendo ela permeada por valores e alterações que se fundam como ímpares, sendo experimentadas de formas diferentes. Esse momento é caracterizado por inúmeras mudanças físicas e emocionais que definem o acompanhamento pré-natal, com a prioridade do acolhimento à mulher, o oferecimento de respostas e de apoio aos sentimentos de medo, dúvidas, angústias, fantasias ou, simplesmente, à curiosidade de saber sobre o que acontece com o seu corpo.

Logo para dar mais apoio e cuidados a mulher, institui-se a assistência pré-natal, com o objetivo de garantir uma direção das gestações de baixo risco, orientar e também, identificar adequada e precocemente quais pacientes tem mais chance de apresentar uma evolução desfavorável. Segundo BRASIL (2006) uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal e, para sua humanização e qualificação, faz-se necessário: construir um novo olhar sobre o processo saúde/doença, que compreenda a pessoa de forma holística e considere o contexto socioeconômico, cultural e físico que se encere; estabelecer novas diretrizes para a dinâmica entre os indivíduos na produção de saúde – profissionais de saúde, usuários e gestores; e a construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos, entre os quais estão incluídos os direitos sexuais e os direitos reprodutivos, sem desvalorizar os aspectos subjetivos envolvidos na atenção.

  1. Problema 

- Qual a importância do pré-natal para a saúde do concepto e da genitora? Será que as gestantes estão sendo acolhidas nesse momento tão importante de suas vidas? Como o assistente social pode intervir nessas situações?

1.2 Justificativa

A assistência pré-natal deve ser organizada para atender às reais necessidades das gestantes, dispondo de profissionais com conhecimentos técnico e científico, de meios e recursos adequados e disponibilizados. As ações de saúde devem estar voltadas à cobertura de toda a população-alvo da área de abrangência da unidade de saúde, assegurando continuidade no atendimento, acompanhamento e avaliação das ações sobre a saúde materno-perinatal (RIOS E VIERA, 2007

O período de assistência pré-natal deve ser iniciado quando a mulher percebe os primeiros sintomas da gravidez (Santos,2004). Esse período tem início na concepção e termina quando a mulher entra em trabalho de parto. Durante esse momento é importante que a equipe de saúde se empenhe com a gestante, afiançando subsídios satisfatórias para que ela possa ter uma gestação sossegada. Diante dessa afirmação, pondera-se esse trabalho importante, uma vez que proporcionará discussões a respeito da assistência prestada tanto por profissionais da área da saúde quanto por assistentes sociais, no sentido de verificar se a o mesmo está sendo um espaço de aprendizagem para a gestante e sua família e, desta forma, contribuir para uma possibilidade de melhoria da assistência pré-natal oferecida no Brasil.

2. OBJETIVOS


2.1 Objetivo Geral

Contribuir para aquisição de conhecimentos teóricos referentes ao tema, bem como também, construir um texto informativo de acordo com o que os autores relatam acerca do tema em tela.

2.2 Objetivos específicos

- Levantar a informações a respeito do tema da literatura especializada;

- Realizar levantamento sobre a situação das gestantes no Brasil;

- Sistematizar, analisar e organizar os dados para elaboração de um trabalho de pesquisa.

3. METODOLOGIA

A metodologia empregada na realização desse projeto de pesquisa será do tipo revisão bibliográfica a partir das leituras disponíveis em sites científicos na internet, em periódicos, foram também consultados livros-textos disponíveis em bibliotecas virtuais e presenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (177.1 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com