TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Por:   •  3/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

INDICADOR SOCIAL MERCADO DE TRABALHO

  A taxa de desemprego, tal como a taxa de participação, é um indicador presente nos boletins econômicos conjunturais, apresentado também, de forma discriminada segundo idade, sexo, posição na família. Também pode vir apresentado na ocupação exercida. Nos países desenvolvidos a taxa de desemprego de longo prazo superior a 12 meses vem se tornando um indicador cada vez mais presente nos relatórios sociais.

TURBULÊNCIA

  Ainda que tenha sido extensa a proveitosa, a lua de mel do brasileiro com o mercado de trabalho acabou em 2014, quando alguns dos principais indicadores econômicos do país começaram se deteriorar. A turbulência só atingiu o emprego em cheio este ano porque, conforme os especialistas, é normal o reflexo ter um atraso. “ o baixo crescimento do país a falta de investimentos o enfraquecimento da confiança de empresários estão se refletindo agora no mercado de trabalho, tendência que se intensifica no ano de 2016, assinala BACCIOTTI , da consultoria tendências, que estima desemprego de 7% no ano que vem. Em março deste ano , a taxa atingiu 6,2% nas seis principais regiões metropolitanas do país, pesquisadas pelo instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE).

  Considerando o mais completo do país, a pesquisa nacional por amostra de domicílios (PNAD),do IBGE, revelou uma taxa de desocupação de 7,4% em fevereiro, resultado de duas variáveis perigosas: redução de 401mil trabalhadores ocupados e aumento de 950 mil desocupados.

  Em março deste ano, o rendimento real habitual, de R$ 2.134,60, caiu 3% na comparação com o mesmo mês de 2014, enquanto a massa salarial (a soma de todos os salários pagos na economia), de R$ 49,3 bilhões, recuou 3,8% ante o mesmo mês do ano passado, segundo a PME. A grande ameaça da renda em queda e do desemprego em alta é o aumento da inadimplência. Isso porque as famílias já estão superendividadas , comprometendo mais de 46% da renda, conforme dados do banco central (BC).” A devolução de bens, como carros e imóveis, já está crescendo pela incapacidade de pagamento”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com