TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Taguatinga Sul


SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO        

 DESENVOLVIMENTO        

1 - POLITICAS SETORIAIS.........................................................................................4

2 - MOVIMENTOS SOCIAIS........................................................................................4

3 - INSTRUMENTALIDADE.........................................................................................5

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



 INTRODUÇÃO

         O presente trabalho irá tratar dos setores envolvendo a área da Educação num modo geral, dando um olhar crítico, dentro das possibilidades, enfatizando vários assuntos. Falaremos especificamente sobre fatos ocorridos ligados a movimentos, instrumentalidade e as políticas, seus sucessos, conquistas e suas dificuldades, englobando cada uma dentro das suas particularidades.

                             O intuito é apresentar fatos acerca da temática, uma vez que falar de Educação não significa somente falar de como agir ou fazer para melhorar. Não queremos passar receitas, mas sim passar por um processo reflexivo, desagregar a visão do projeto como algo intangível, e mostrar que se trata de algo intrinsecamente relevante para todos.

                           São objetivos desde trabalho esclarecer e informar aspectos relevantes e importantes na área da Educação dentro das informações fornecidas, o trabalho se divide em três tópicos: 1 Instrumentalidade em Serviço Social (ou algum instrumento utilizado pelo Serviço Social); 2 Movimentos Sociais (ou algum movimento social específico); 3 Políticas Setoriais Contemporânea (ou alguma política social específica).

                             A metodologia utilizada foi á pesquisa bibliográfica e sua reflexão, enriquecida por tópicos de livros didáticos das disciplinas e nas tele aulas, web aula, internet, sites sobre o assunto.

 

DESENVOLVIMENTO:

1 – POLITICAS SETORIAIS:

        As políticas setoriais são muito importantes para desenvolvimento do Brasil, principalmente no que se refere à política de expansão do mercado interno e crescimento setorial.

        No que se refere aos problemas reais dos brasileiros, como: saúde, saneamento, alimentação, habitação entre outros, é por aí que o governo pode estimular a expansão interna e externamente. São setores em que se encontram as melhores oportunidades de melhorar o acesso da população a esses bens essenciais.

        As políticas setoriais como diz o nome, são dirigidas a um setor especifico e raramente a uma indústria particular, porque elas distorcem as regras da concorrência, criando facilidades e proteção para apenas um grupo de contemplados, causando um sentimento de desigualdade e discriminação.

        O setor da educação também se trata de uma política setorial, principalmente quando se refere à educação pública, por se trata de um órgão governamental, a demanda é atender a população e utilizar recursos públicos como a compra da merenda escolar, por exemplo, além disso, o ambiente escolar visa à melhoria da comunidade e o bem-esta público. As políticas intersetoriais se fazem presente no âmbito escolar, pois lá se convive com outros órgãos como conselho tutelar, saúde, transporte, habitação etc...

2 – MOVIMENTOS SOCIAIS:

        A partir da década de 60 os moimentos sociais ganharam importância, foi quando começaram a surgir os primeiros movimentos que lutavam contra a política vigente, era uma população que estava insatisfeita com as modificações que estavam sendo feitas no setor social e econômico.

        No Brasil os movimentos sociais que são mais conhecidos são os movimentos dos trabalhadores sem terra (MST), movimentos dos trabalhadores sem teto (MSTS) e o movimento de defesa dos índios, negros e das mulheres.

        No nosso país os movimentos sociais estiveram no auge nas décadas de 70 e 80, o povo se entregavam de coração nas lutas por seus direitos, os anos 90 foram marcados pelo governo FHC, onde o povo lutava contra as privatizações, sucateamento de todos os aparelhos estatais e o desrespeito com a classe operária.

        O movimento social é uma ação coletiva de um grupo organizado com o objetivo de lutar pelas mudanças sociais por meio de um embate político com seus valores e ideologia dentro de uma sociedade, com o objetivo de mudança transição ou uma revolução de certos grupos ou classe social.

        Para entender esses movimentos sociais, seria necessário considerar as estruturas sociais na quais eles se manifestam o cenário de cada sociedade e de cada estrutura social, os movimentos sociais fizeram uma explosão de conflitos gerados por si só da contradição entre as classes se tornando uma peça fundamental nas ações com fins de intervenção e mudanças nas estruturas.

        Os caras pintadas foi o movimento que ficou marcado pelo povo brasileiro, milhares de pessoas (A maioria estudantes) foram para a rua no dia 16 de agosto de 1992, vestindo roupas pretas e com seus rostos pintados de verde e amarelo lutar contra a corrupção do governo de Fernando Collor, pedindo o impeachment do atual presidente.

        Os movimentos sociais são de grande importância para a sociedade civil como meio de manifestação e reivindicações, existem movimentos que exercem uma luta frequente contra o preconceito e na luta por direitos iguais que são eles: os movimentos negros, movimento estudantil, movimento feminista, movimento ambientalista, dentre muitos outros.

3- INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL:

        O serviço social lida diariamente com as questões sociais, procurando responder tecnicamente um conjunto de necessidades especiais, o serviço social tem sua demanda diferenciada trabalhando com a refração das questões sociais dentro da saúde, assistência social, educação, sócio jurídico, organizações não governamentais e empresas, independentemente disso os métodos utilizados pelo assistente social são os mesmos, o que mudos são os instrumentos e as técnicas a serem usadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com