TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social Unopar

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  1.150 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

As primeiras mudanças Social de 1960 a 1970, revela a elevação e expansão da renda nacional per capita e a expansão da desiqualdade de renda pessoal. Que foram influenciadas pelas mudanças ocorridas no país principalmente as econômicas, em função do processo de industrialização,que teve como consequência imediata, o crescimento desordenado das cidades, devido o êxodo rural, causado pela crise no setor agrícula-crise do café.
Diferentemente da decada de 1960, marcada po acentuadas restrições externas ao desenvolvimento econômico e social brasileiro e pelo acirramento da guerra fria, o país encontra-se atualmente em condições muito mais favoravéis para empreender um processo de crescimento sustentavél e com mais equidade na apropriação da renda e da riqueza. O Estado brasileiro assumiu Pós-Segunda Guerra uma forma gradual e constante, funções das quais se eximia, em especial na Política Social. Esse movimento teve como implicação direta no quadro administrativo do Estado aumentando o percentual de empregados do setor público brasileiro de forma continua entre 1960 e ao final da década de 1980.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CARACTERÍSTICAS DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1960 A 1980

Em 1960 foi o período da efervesencia das mobilizações populares e também pelo seus controles por parte de alguns Governos. Nesse período as bases da profissão, que foi instituida de uma clase para atuas em outra clase. O novo regime Político ( Militar) é pautado na doutrina de segurança nacional e desenvovimento, no antimarxismo e no pensamento catolico.
A Política Social, formada pelas entidades e projetadas de variosprogramas, conta com sua operacionalidade, enfluenciando diretamente a categoria profissional com características marcadas da política Social no período do regime militar.
A conjuntura da sociedade brasileira neste período e apresentada da política militar que remetem o serviço social a assumir uma prática com tendência modernizadora, buscando ações profissionais modernas.
Esta mudança na postura da prática do Serviço Social marca o momento inicial do movimento de reconceituação de Serviço Social no Brasil. A formação profissional do Assistente Social é pautada pela eficiência e modernização da profissão, considerando fundamental planejamento, coordenação, administração e capacitação profissional para atuação em nivél macro e participação em equipes interprofissionais que são conceitos fundamentais para a formação do assitente Social.


2.2 POSTURAS DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE ÁS POLÍTICAS NAQUELE PERÍODO

No período de consolidação do Estado Nacional e que o Serviço Social vai se rebatando saindo das bases da igreja catolica e se inserindo no Estado. E em 1960 acontesse a crise do serviço social quando acontesse o movimento de reconceituação que vai conceituar novamento o serviço social e colocar a profissão do serviço social em outras bases onde o serviço social influência nas transformações da sociedade. O serviço social no senario políticoeconômico e social do país que impacta o inicio do conceito de reconceituação que e a constelação do serviço social que é livre de ideologias políticas, então precisa tomar uma direção pois esta em crise e a população também, e terá que mudar nessa tonalidade.
Quando a ditadura começa a experimentar a sua erosão, que se fazem sentir no Brasil as ressonâncias das tendências que na reconceituação apontavam para uma crítica radical as forças democraticas e na cena política nacional, com claríssima implicações no interior da categoria profissional. A política social e defendida como integração e visa a articulação harmoniosa entre o público e o privado, efetivando através de programas, onde o assistente social é responsavél pela opreracionalização desses programas.











CONCLUSÃO

E o desafio consistia em construir teorias a partir dessas práticas, buscando-se a definição da especificidade da prática do Serviço Social, em meio a outras práticas sociais. Na década de 70, continuaram, com maior vigor, os questionamento em relação á formação para o Serviço Social, articulados ás críticas a Educação e á Univercidade. Apesar de tudo o aparato policial repressor, surgram novos movimentos sociais de reivindicação salarial, que se ampliaram, assumindo caráter contestatório em relação ás condições sociais e políticos do país.
No fim da década 70 do século passadoinicia os movimentos sindicais, cresceram as reividicações dos moradores de vilas e bairros, e se fortaleceram as comunidade eclesiais de base. Setores da classe cmeçaram também a se articular no sentido de fazer oposição ao regime político em vigor. Crescia a pressão pela volta da democracia,que tornasse o exercício da cidadania pelos fins da década de 80, com a redemocratização do País e com a nova constituição(Brasil, 1988) ocorre uma impotante mudança na ária do Serviço Social, que acompanha todo um movimento da sociedade brasileira.
As políticas sociais passaram a direcionar-se para a universalização e garantia dos direitos sociais, para a descentralização politico-administrativa e para a participação popular. Os assistentes sociais passaram a se questionar sobre os rumos da ação profissional, face á rearticulação dos movimentos populares e das organozações da sociedade civil









REFERÊNCIAS




http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000112010000100041&script=sci_arttext 08/05/2014 http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/1663/1/TD_1500.pdf acesso em 08/05/2014
http://www.interativadesignba.com.br/III_SPSC/arquivos/sessao4/106.pdf 16/05/2014
http://www.funorte.com.br/files/servico-social/30.pdf 16/05/2014 http://www.funorte.com.br/files/servico-social/30.pdf 16/05/2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com