TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Serviço Social Unopar

Por:   •  30/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

INTRODUÇÃO

 O presente trabalho tem por finalidade fazer uma análise do componente  Educação Física presente no contexto da BNCC – Base Nacional Comum Curricular (2017). Entendendo sua importância e sua necessidade no âmbito escolar, de acordo com a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 a Educação Física é um componente obrigatório da Educação Básica, sendo presente então na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio (LDB, 1996), perpassando assim por todas as séries.

A BNCC é o documento que possui em sua composição um conjunto de conhecimentos que norteiam a educação brasileira, pois nela são traçados os conteúdos bases que todos os alunos precisam desenvolver em todo país no âmbito escolar, seja na rede privada ou pública. Esse documento serve como um parâmetro a ser seguido, de forma a garantir os direitos de aprendizagem conforme estipula o Plano Nacional de Educação – PNE. É uma referência para que as escolas elaborem seus planos e currículos seguindo uma base em comum.

Neste trabalho será retratado o significado do termo Educação Física e sua representação atual, o contexto desta área na BNCC, os tópicos ao qual vem especificado dentro do contexto e sua importância em todo ambiente escolar, além de também  a explicação do que é a Base Nacional Comum Curricular.

DESENVOLVIMENTO

       

  Antes de analisar a BNCC e o que ela diz sobre o contexto da Educação Física, é necessário entender o que é esta área. Segundo Medina (1983, p.34) a Educação Física é a “disciplina que se utiliza do corpo, através de seus movimentos, para desenvolver um processo educativo que contribua para o crescimento de todas as dimensões humanas.”

A ideia de Educação Física remete ao conceito de educar o físico, e essa necessidade existe desde o surgimento do homem, pois o mesmo sempre usou do corpo para tudo que envolve-se seu dia a dia, desde a época de caçar, fugir, sobreviver. Além do fato de já fazer parte do nosso dia a dia, entende-se que a prática destes conteúdos colabora não somente para a parte física de nosso corpo, como também auxilia no desenvolvimento da parte cognitiva e afetiva do sujeito, com o objetivo de alcançar um desenvolvimento integral, fazendo assimilação de todas essas partes.

É comum pensar que a Educação Física é baseada somente em esportes e atividades sem objetivos pré-definidos, porém vai muito além disso. Toda atividade passada para os alunos tem um objetivo estabelecido por detrás, não sendo assim uma atividade sem significado. Como foi dito, de fato, são atividades que beneficiam a parte da saúde física, porém também da saúde mental, de acordo com o Dr. Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista pela USP:

Os benefícios da atividade física para o cérebro são: Ativar áreas cerebrais associadas ao aprendizado, planejamento e memória. Melhorar a perfusão e metabolismo cerebral. Aumentar a liberação de neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina. (DRDIEGODECASTRO, 2020).

Como citado acima, a atividade física ativa áreas cerebrais associadas ao aprendizado, com isso, a Educação Física tem um papel muito importante no desenvolvimento integral do sujeito, pois é de suma necessidade seu uso para ser feito ligações entre os outros componentes e conteúdos necessários dentro do ambiente escolar, fazendo assim, ligações cognitivas interdisciplinares. Essas ligações garantem ao aluno um aprendizado significativo, pois mostram ao mesmo qual a intencionalidade do que está sendo desenvolvido.

     A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento norteador de conteúdos que servem como base para a educação básica brasileira. Esse documento é usado como referência pelas escolas, tanto privadas quanto da rede pública, e tem como principal objetivo que toda a educação do país siga as aprendizagens essenciais nele estabelecidos que possibilite o desenvolvimento integral do aluno, independente do estado em que mora ou condição financeira. Entendendo que o documento disponibiliza os conteúdos base, sendo de responsabilidade e autonomia das escolas fazerem as adequações visto a realidade encontrada em seu ambiente, garantindo assim a equidade, que é a oferta de possibilidades atendendo a todos os tipos de necessidades, sem prejudicar ou beneficiar qualquer pessoa.

    A BNCC é dividida pelas fases da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. E dentro de cada fase é relatado seu contexto e as áreas de conhecimento trabalhadas em cada uma, contendo assim os objetivos estabelecidos dentro das competências e habilidades. A Educação Física, como dito, é um componente presente em todo percurso escolar, atendendo a todas as fases.

 Na Educação Infantil, o currículo está dividido por campos de experiências, onde a aprendizagem é caracterizada pelas vivências e contato com o outro e o mundo, sendo as aprendizagens desenvolvidas através das interações e das brincadeiras, sejam elas intencionais ou não. Os campos são: O eu, o outro e nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. O campo ao qual se insere as práticas da Educação Física é “corpo, gestos e movimentos”, onde as crianças exploram o meio, criam relações, se expressam a partir do uso de seu próprio corpo, com isso desenvolvem habilidades as quais fazem parte de seu desenvolvimento integral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (54.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com