TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social anos 90

Por:   •  22/10/2018  •  Artigo  •  4.699 Palavras (19 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 19

SERVIÇO SOCIAL, DÉCADA DE 90 AOS DIAS ATUAIS

Raynan Paes da Costa

(raynan_paes@hotmail.com)

Graduação em Serviço Social —ASCES—UNITA  

Resumo

O presente artigo traz como tema principal, Serviço Social, década de 90 aos dias atuais, traz um breve histórico do Serviço Social, desde seu surgimento na década de 30 até os anos 80, mas dando ênfase no Serviço Social contemporâneo. Trazendo para discussão os sub-temas, que tem como objetivo um maior entendimento sobre, à Legislação, as Diretrizes Curriculares, o Código de Ética, sua Organização Política e o Projeto Ético-Político, elementos que norteiam o exercício profissional. O texto utiliza autores do Serviço Social, buscando um pluralismo de ideias acerca do assunto. Chegando com isso a uma maior compreensão sobre a construção histórica do Serviço Social e quanto isso foi de suma importância para à organização da categoria, para que ao longo dos anos conquistasse espaço, tornando-se uma profissão consolidada e essencial para construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Palavras-chave: Serviço Social. Código de Ética. Diretrizes Curriculares. Projeto Ético-Político.

Abstract

The present article has as its main theme, Social Service, from the 90s to the present day, a brief history of Social Service, from its emergence in the 1930s to the 1980s, but with emphasis on contemporary Social Service. Bringing for discussion the sub-themes, which aims at a greater understanding of the Curricular Guidelines, the Code of Ethics, its Political Organization and the Ethical-Political Project, elements that guide professional practice. The text uses authors of the Social Service, seeking a pluralism of ideas about the subject. This brings us to a greater understanding of the historical construction of Social Service and how important it was for the organization of the category, so that over the years it gained space, becoming a profession consolidated and essential for the construction of a society more fair and equitable.

Introdução

Inicialmente é importante ressaltar que o Serviço Social brasileiro passou por diversas transformações desde de seu surgimento, até tempos atrás, os profissionais no decorrer dos anos, buscaram uma reorganização e um projeto profissional para à categoria, pretendendo com isso romper com o conservadorismo que era intrínseco ao exercício profissional, devido a sua ação ser vinculada à Igreja Católica, que desempenhava um função meramente baseada na caridade, com  uma forte influência do Serviço Social europeu, seguindo com a influência do Serviço Social norte-americano com o seu tecnicismo, que tinham como base teórica o funcionalismo. E que os profissionais foram essenciais para a redemocratização do país, com uma categoria organizada politicamente, participando de uma ampla discursão para renovação do Serviço Social e a ruptura com o atual conservadorismo da profissão, a categoria estava empenha em elaborar um projeto ético-político baseado no reconhecimento da liberdade como valor ético central.

O texto tem o objetivo de descrever as transformações do Serviço Social brasileiro, desde à década de 90 até a atual conjuntura, trazendo para discussão o processo de renovação do Serviço social. Nos dias atuais podemos observar o desmanche dos direitos sociais conquistados ao longo dos tempos, o Serviço Social vive novos desafios com a reestruturação do capital. Devido as recentes crises inerentes ao sistema capitalista, a sociedade paga o preço com as novas faces da questão social, esse processo de desestruturação e perca de direitos, também afeta o profissional do Serviço Social que buscam enfrentar esses novos desafios, dentro dessa de contexto quais foram as conquistas para o Serviço Social pós constituição de 88? E quais mudanças ocorreram na organização política, no projeto ético-político e no código de ética da profissão?

Estas serão questões que o texto pretende elucida, tendo como fundamento e referencial teórico, diversas obras sobre o Serviço Social nos como Maria Carmelita Yazbek, Maria Izabel da Silva, Marilda V. Iamamoto, Jose Paulo Netto, dentre outros, que são referências para o Serviço Social.

,        

  1. Contexto histórico do Serviço Social, da década de 30 até os anos 80

O Serviço Social surgiu no Brasil na década de 30 na chamada era Vargas, com forte influência europeia e com vinculação a igreja católica, tinha como característica a caridade e caráter missionário, exemplo disso era as ações das damas da caridade. Foi no período da década de 30 e 40 que surgiram as primeiras escolas de Serviço Social no Brasil na cidade de São Paulo, em 1936 é criado o primeiro curso na Escola de Serviço Social de São Paulo, que em 1972 se incorpora à PUC-SP. Em 1937 é a vez do Rio de Janeiro com a Escola de Serviço Social do Instituto de Educação Familiar e Social, posteriormente agregada a PUC-RJ, em 1946 Pernambuco da origem a Escola de Serviço Social de Pernambuco, que foi a primeira da região Nordeste, posteriormente se incorpora a UFPE, também na década de 40 tem origem as Escola de Serviço Social na Bahia, Paraná e Porto Alegre, ambas integradas as Universidades Católicas das Suas respectivas capitais.

O Serviço Social surge como resposta a questão social, nas palavras de Netto (2001) questão social é a contradição entre capital e trabalho. A questão social nas palavras de Iamamoto (2001, p.17) “expressa portanto disparidades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por relações de gênero, características étnico-raciais e formações regionais, colocando em causa as relações entre amplos segmentos da sociedade civil e o poder estatal”. De acordo com Silva (2007) no início o Serviço Social representa-se como extensão da Ação Social, com elo na doutrinação e propaganda do pensamento da Igreja Católica. O processo de industrialização país, junto com o aumento da população nas áreas urbanas, foram pontos importantes para o surgimento do Serviço Social, que a primeiro momento foi a missão do Serviço Social era controlar a massa operária.

Na década de 40 o Serviço Social brasileiro começa a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social do Estados Unidos que possuía um Serviço Social como proposta de trabalho transpassado pelo caráter conservador da teoria social positivista. Nas palavras de Yazbek (2009) é nesse contexto que o profissional de Serviço Social é legitimado, ocupando um espaço na divisão sócio técnica do trabalho, torna-se um profissional assalariado. Ainda de acordo com Yazbek (2009, p.6):

É a perspectiva positivista que restringe a visão de teoria ao âmbito do verificável, da experimentação e da fragmentação. Não aponta para mudanças, senão dentro da ordem estabelecida, voltando-se antes para o ajustes e conservação. [...] uma tecnificação da ação profissional que é acompanhada de uma crescente burocratização das atividades institucionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (233.9 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com