TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social na educação

Por:   •  15/6/2015  •  Bibliografia  •  2.839 Palavras (12 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 12

                    Sistema de Ensino Presencial Conectado

curso de graduação em serviço social

        

IRENE GRACIA DE SIQUEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO III

Coordenador do curso: Profª. Adarly Rosana Moreira

Palmas - TO

2015/1

IRENE GRACIA DE SIQUEIRA

PROJETO DE AÇÃO

Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular Obrigatório III

“MULHRES EM SUPERAÇÃO”

[pic 2]

Palmas – T0

        

                                                             Palmas - TO

2015/1

  1. APRESENTAÇÃO

O presente projeto contempla a intervenção do requisito indispensável para conclusão do cumprimento da disciplina de Estágio supervisionado III, pelo qual o estudo realizado dentro da Instituição teve por objetivo analisar e mostrar a importância de fazer um trabalho com as mulheres que saíram do mundo das drogas que precisaram de um suporte e fortalecimento de vínculos, para que estas mulheres retornem ao convívio social mais amplo e de forma reintegrada e acolhedora. Pude ainda identificar na instituição em foco que o grupo se organiza em torno de uma tarefa externa, que seria o tratamento da dependência química, mas, para que esse processo se desenvolva, é necessário também trabalhar sobre uma tarefa interna que inclui os processos conscientes e inconscientes vividos pelos participantes no decorrer de sua convivência enquanto grupo.

Considero que durante todo o processo das atividades tanto elas individuais como em grupo focal, a dimensão simbólica é enfocada no sentido de que são questionadas as concepções construídas socialmente por essas mulheres, suas formas de pensar segundo sua inserção social, grupos de pertença, a história de vida.               Posso dizer que é parte essencial do processo de tratamento e superação/recuperação uma mudança de posições dos sujeitos, a elaboração o mal-estar, o questionamento de crenças e representações, a reconstrução da identidade de cada uma com a mudança a base de uma nova vida.  

Palavras-chave que podem ser utilizadas e aplicadas na experiência com grupos de dependentes químicos em tratamento: Sentimento, diálogo, expressão e relação. Esses quatros elementos sintetizam a principal contribuição. Pode dizer que se destaca na pesquisa.

A dinâmica de grupo se insere como indissociável no procedimento de distração na medida em que se espera que a dependente encontre as bases e o sustento para sua nova identidade.  

No processo de superação, isso é de mudança de vida da dependente química, seu mundo simbólico precisa ser desmantelado e reconstruído numa base social que lhe sirva de “laboratório” para transformação (Campos e Ferreira 2007).

Na relação com o grupo, à singularidade o sujeito vai se construindo, através da assimilação e do reconhecimento de seus próprios movimentos, de sua fala e escuta e da percepção de como elas estão organizadas. Isso é possibilitar pela instauração de um estado de abstinência em que se abre um espaço para o restabelecimento das relações com o mundo e de uma busca por entendimento e compreensão de si mesmo que antes não eram possíveis pelo uso desenfreado da droga (Santos 2006).

Posso fazer uma comparação entre essa concepção de construção, ou re-construção da perspectiva a identidade é o reconhecimento da igualdade e da diferença, aonde vamos nos diferenciar e nos igualar conforme ao vários grupos sociais de que fazemos parte.

A Clínica Fênix Ltda é uma instituição que ela faz uma pausa na vida social no sentindo amplo para ressignificar questões, para expressar sentimentos incompreensíveis aos olhos, para compreender-se através da expressão de si, da expressão do outro, o diálogo. O tratamento possibilita a instauração de novas relações sobre outros parâmetros e com novos objetivos tem como foco a reintegração social e Assim surgiu à necessidade de se criar um projeto com a finalidade de levantar a autoestima, auxilia emancipação para superar obstáculos e cidadania dessas mulheres.    

O estágio supervisionado é imprescindível na formação do assistente social. Este é concebido como uma situação- processo de ensino- aprendizagem. Neste sentido, é o lócus apropriado onde o aluno desenvolve a sua aprendizagem prática, o seu papel profissional, a sua consciência, a criatividade e demais atitudes e habilidades profissionais esperadas em sua formação. (BURRIOLLA, 2001, p. 79)

A elaboração de toda essa dedicação pessoal que fazem questão de cultivar. Ciente de que um paciente nunca é igual ao outro, Um projeto especifico é desenvolvido para cada paciente. Fazem questão de que o dependente químico se sinta acolhido por equipe competente, pois sabemos o quanto o olhar humano colabora com sua melhora. O que se busca é conhecer a dinâmica social da área de intervenção, possibilitando identificar situações que possam limitar ou potencializar o alcance dos resultados propostos.

  1. JUSTIFICATIVA

O projeto justifica-se já que a estagiaria de Serviço Social compõem-se como a acadêmica/estagiaria na instituição e também porque há a necessidade da intervenção ora citada, haja vista que a clínica realiza.

 As equipes da instituição conduzem a família da forma mais séria e honesta, pois esta tem papel fundamental na reabilitação do paciente, proporcionando o seu equilíbrio, e consequentemente sua readaptação na sociedade.

 

O estágio é o lócus onde a identidade profissional do aluno é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativamente e sistematicamente. (BURIOLLA, 2001, p.13)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (364.6 Kb)   docx (421.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com