TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social no Braisl

Por:   •  17/11/2015  •  Resenha  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

UNIP 2015

Professora: Feliciana Lamarca de Brito

Aluna: Karla Nazaré Melo Chaves                 Sala 14

RESUMO

Serviço Social: Surgimento e institucionalização do Brasil

        Quando se fala de institucionalização, fala-se da criação e relevância de uma dada profissão, ou seja, em nossa caso, significa como e quando o serviço fio visto como uma profissão relevante e de importância para a sociedade.

        A institucionalização do serviço social no Brasil deu-se a partir da década de 1930, primeiramente como iniciativa de grupos particulares, em evidência a ação da igreja católica.

        Nesse período o Serviço Social apresenta-se atrelado às ações estatais, de cunho “Benemerente” (Significado: Pessoas que praticam serviços importantes ou por procedimentos notáveis em favor de uma categoria, comunidade, sociedade, etc... Ex: Madre Tereza de Caucutá), na qual a questão social era vista como questão de policial.

        Dessa forma, a intervenção profissional Assistente Social, estava ligada às situações de “Pobreza” e aos “Pobres ou Desajustados”.

        Logo o Assistente Social era um educador voltado para uma reforma moral do indivíduo.

        No contexto histórico-político podemos assinalar as principais influências filosóficas do serviço social, como também os movimentos internos da própria profissão e a compreensão crítica dos documentos de Araxá, Teresópolis, Sumaré, Alto de Boa vista e BH, bem como o movimento de Reconceituação e das principais corrente filosóficas: Positivismo/Estruturalismo, Fenomenologia e Materialismo Histórico Dailético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com