TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese

Artigos Científicos: Sintese. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 3

PREPARAÇÃO DE UM AROMATIZANTE ARTIFICIAL

RIBEIRO, Luis; TELES, Naiara

RESUMO

O procedimento de esterificação apresenta por fim ésteres pela substituição de uma hidroxila(OH) presente em um acido por um radical alcoxíla(OR). Neste relatório serão abordados os conceitos que envolvem as reações de esterificação, a técnica aplicada, a preparação de um aromatizante artificial e o cálculo de rendimento.

INTRODUÇÃO

Ésteres são compostos amplamente distribuídos na natureza. Os ésteres simples tendem a ter um odor agradável, estando geralmente associados com as propriedades organolépticas (aroma e sabor) de frutos e flores. Em muitos casos, os aromas e fragrâncias de flores e frutos devem-se a uma mistura complexa de substâncias, onde há a predominância de um único éster. Químicos combinam compostos naturais e sintéticos para preparar aromatizantes. Estes reproduzem aromas naturais de frutas, flores e temperos. Geralmente estes flavorizantes contém ésteres na sua composição, que contribuem para seus aromas característicos.

OBJETIVOS

Preparar um aromatizante artificial e calcular o rendimento.

PARTE EXPERIMENTAL

Foram pesados 4,0 g de ácido 2-hidroxibenzóico num erlenmeyer, a este foi adicionado 10 mL de ácido acético, seguida por 10 gotas de ácido sulfúrico. O frasco foi agitado lentamente até que todo o ácido 2-hidroxibenzóico fosse dissolvido. O frasco foi aquecido em um banho de água (40 ºC) por 10 minutos. O frasco foi deixado para esfriar a temperatura ambiente e após esse tempo o ácido 2-acetoxibenzóico deveria começar a recristalizar a partir da mistura reacional. Como isso não aconteceu, as paredes do frasco foram atritadas com um bastão de vidro para que se desse a recristalização. O precipitado foi coletado por filtração a vácuo em funil de Büchner até que os cristais estivessem secos. Após esse processo foi feito o teste de pureza: em 3 tubos de ensaio contendo 5 mL de água, acrescentou-se: ao tubo 1, acrescentou-se 1mL de uma solução de cloreto férrico; ao tubo 2, acrescentou-se alguns cristais de ácido 2-hidroxibenzóico; ao tubo 3, acrescentou-se alguns cristais do produto da reação. A cada tubo foram adicionados cerca de 10 gotas de uma solução de cloreto férrico, o tubo 2 ficou com cor (roxo) semelhante ao tubo 3, indicando que ainda havia ácido 2-hidroxibenzóico no produto reacional. Foi feito um procedimento de purificação. O sólido foi transferido para um béquer e a este foram adicionados 25 mL de uma solução saturada de bicarbonato de sódio. O béquer foi agitado até que todos os sinais de reação tivessem cessado. A solução foi filtrada num funil de Büchner. O béquer e o funil foram lavados com 10 mL de água. A uma mistura de 3,5 mL de ácido clorídrico concentrado e 10 ml de água, foi cuidadosamente acrescentado o filtrado em pequenas porções de cada vez sobre agitação constante, até que ocorra a precipitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com