TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Digestorio Resumo

Monografias: Sistema Digestorio Resumo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

BOCA: os alimentos são triturados e misturados, através de movimentos de maceração com os dentes e auxiliados pela língua, com o intuito de transformar o alimento em pequenas partículas a fim de facilitar a digestão e absorção. Na boca inicia-se a digestão dos carboidratos com o auxílio da enzima amilase salivar.

FARINGE E ESÔFAGO: o bolo alimentar passa através da faringe com a deglutição, no esôfago os movimentos peristálticos empurram o alimento ao estômago.

ESTÔMAGO: no estômago ocorre a mistura do bolo alimentar com o suco gástrico, liberado pelas glândulas gástricas, formando o quimo, a partir de então inicia-se a digestão das proteínas, com a ação do HCL que torna o ph ácido e ativa a ação da enzima pepsina.

INTESTINO DELGADO: com três partes, sendo duodeno, jejuno e íleo, têm como função principal a absorção de nutrientes através de suas vilosidades. No intestino delgado o quilo chega ao ambiente com ph alcalino e a ação do HCL e da pepsina é inativada, passando então a agir os sucos pancreáticos e intestinal, formando o quimo, as proteínas são terminalmente digeridas e absorvidas com a ação da enzima pancreática tripsina, os lipídios são clivados com a ação emulsificante dos sais biliares e digeridos pela ação da lipase pancreática, os carboidratos são digeridos pela ação da enzima amilase pancreática. A absorção dos nutrientes oriundos da digestão ocorre nos enterócitos do epitélio intestinal.

FÍGADO E PÂNCREAS: considerados órgão anexos do sistema digestório, o fígado e o pâncreas (na porção exógena) detêm importantes funções, entre elas a produção e excreção ao sistema digestório de enzimas importantes, no caso do pâncreas com a amilase e a tripsina, bem como com a produção e liberação de sais biliares (bílis), armazenada na vesícula e liberada pouco a pouco ao intestino delgado.

INTESTINO GROSSO: responsável pela absorção de água e íons, síntese de vitaminas como K, B12, B5 entre outras, vitaminas essas sintetizadas pela ação da microbiota intestinal. No intestino grosso também ocorre o armazenamento do bolo fecal e sua liberação ao reto através de movimentos peristálticos, no reto o bolo fecal é excretado através do ânus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com