TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Gestão Ambiental

Tese: Sistema de Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Tese  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Uma das questões mais comentadas da atualidade é a preocupação com a situação em que o meio ambiente se encontra. Diversos projetos, legislações e reuniões entre países vêm sendo realizados com frequência para buscar soluções que auxiliem na recuperação do planeta.

O consumo, que antes era visto como a solução, passou a ser um problema e, associado a diversos fatores, desencadeou graves problemas para o meio ambiente, pois as modificações nos processos de produção, realizadas para atender esse consumo, gerou um número expressivo de lixo que não é destinado corretamente.

Esses fatos despertaram a preocupação de transformar o meio para melhorar o fim, ou seja, atitudes foram repensadas e normas aplicadas objetivando a consciência ambiental a fim de reparar os danos causados até o momento e reduzir os impactos futuros, além de exigir a reformulação da composição dos produtos para que sua destinação fosse adequada.

As organizações estão adotando um comportamento ambiental ativo, transformando uma postura passiva em oportunidades de negócios, uma nova e benéfica forma de manter-se ou de tornarem-se competitivas no mercado de trabalho, atendendo exigências que variam de clientes a circunvizinhança.

Com a gama de requisitos legais aplicáveis, cabe a cada organização verificar o que deve ser atendido para estar em conformidade com as questões ambientais, sendo que, para isso, há ferramentas que podem ser utilizadas como auxílio.

Adotar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma das alternativas, e as normas de gestão ambiental buscam oferecer às organizações elementos eficazes que possam ser associados a outros requisitos de gestão, de forma que possam ser atingidos os objetivos ambientais e econômicos.

Desenvolvimento

A gestão ambiental e a sustentabilidade são práticas recentes que vêm ganhando espaço nas instituições públicas e privadas, sendo uma nova forma de satisfazer as necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras.

Para Silva (2005), a história do conceito de sustentabilidade está associada ao incremento da preocupação com a manutenção da existência de recursos naturais em um ambiente propício para a continuidade das futuras gerações, revendo a forma como o sistema capitalista propunha o desenvolvimento nas sociedades.

A preocupação com a questão de sustentabilidade passa a ser uma exigência no mercado e associada à intolerância da sociedade no que diz respeito a agressões ao meio ambiente. A prática de um sistema de gestão ambiental tornou-se indispensável para as organizações se manterem competitivas e atenderem a satisfação de todos os envolvidos. Sobre essa questão, Andreoli (2002, p. 62) explica que “o processo de globalização das relações econômicas impulsionou o comprometimento das empresas com a questão ambiental”.

Uma das ferramentas para atingir esse requisito é a implantação de um SGA, que, de acordo com a NBR ISO 14001 (ABNT, 2004, p. 2.), é “a parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e para gerenciar seus aspectos ambientais”.

À luz dessa questão, Andreoli (2002) cita que:

Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com