TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Situção De Empresa Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Situção De Empresa Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

1. TÍTULO:

2. OBJETIVO:

Verificação de reprodutibilidade e erros experimentais.

3. INTRODUÇÃO:

Equivalente em água (W) de um corpo é a massa de água que, trocando a mesma quantidade de calor que esse corpo, sofre a mesma variação de temperatura.

Sendo o calor especifico da água, 1 cal/g°C a 15°C, decorre que o equivalente em água de um corpo é numericamente igual à sua capacidade térmica. Se um corpo tem capacidade térmica igual a 30 cal/°C, o seu equivalente em água é 30 g. Isso significa que o corpo, em questão, ou os 30 g de água, ao receberem a mesma quantidade de calor, sofrem a mesma variação de temperatura.

O instrumento que serve para medir a quantidade de calor é o calorímetro.

Este é constituído por um recipiente onde se coloca água; possui uma tampa que permite fechá-lo perfeitamente; está isolado termicamente, o melhor possível, do ambiente exterior. Um termômetro, que fica sempre imerso, assinala a temperatura da água contida no calorímetro.

O ideal seria que o aparelho não trocasse calor, de modo algum com o ambiente. Na prática, porém, o isolamento do recipiente que contém a água apenas reduz a um mínimo a troca de calor. Quando se emerge um corpo quente na água do calorímetro, ele aquece tanto a água quanto o recipiente, a parte imersa do termômetro e a camada de material isolante térmico em contato com o recipiente. É possível, desse modo, determinar uma quantidade de água ideal, equivalente àquela parte do calorímetro que é aquecida.

Para medir essa quantidade de calor cedida ao calorímetro, e então determinar seu equivalente em água, o processo é simples: se junta ao aparelho uma quantidade conhecida de calor, vertendo-se, por exemplo, uma determinada massa de água a certa temperatura. Dessa maneira, é fácil calcular de que quantidade deverá aumentar essa temperatura. O aumento real, entretanto, será menor, pois o calor dissipa-se nas paredes do recipiente, do termômetro, da camada de material isolante.

Para conseguir boas medidas, é necessário homogeneizar a temperatura da água do calorímetro, antes de ler o termômetro. Usa-se um agitador, uma pequena haste de vidro ou metal colocado dentro do calorímetro e cujo equivalente em água é avaliado juntamente com os do termômetro e do recipiente.

Pelo princípio da conservação de energia, o calor cedido pela água morna deve ser igual ao calor recebido pela água fria e pelo calorímetro. Para uma mistura, pode-se aplicar a seguinte equação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com