TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre o Instrumento de Visita Social

Por:   •  9/6/2016  •  Resenha  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DO SERVIÇO SOCIAL I

DOCENTE: SILVIA CRISTINA DA COSTA STOCKINGER

Visita Domiciliar: relevância e particularidades deste instrumento do Serviço Social

Belém-PA

2016

SARA SOUSA DA FONSECA

Visita Domiciliar: relevância e particularidades deste instrumento do Serviço Social

[pic 2]

Belém-PA

2016

Visita Domiciliar: relevância e particularidades deste instrumento do Serviço Social

Podemos afirmar que todo trabalho possui instrumentalidade e que por meio dela, os profissionais alcançam seus objetivos. Com o Serviço Social não é diferente, os instrumentos podem ser compreendidos como um conjunto de técnicas para a efetivação do processo de trabalho. De fato, os instrumentos de trabalho do Assistente Social são os principais meios de desenvolvimento da prática profissional, há, portanto, relevante necessidade de se compreender a instrumentalidade no Serviço Social, com a perspectiva de se executar adequadamente a ação profissional e a partir disso, apreender as relações que decorrem neste contexto, na intenção de obter respostas satisfatórias às demandas atendidas.

O profissional assistente social tem como principais instrumentos técnicos operativos: Observação Sensível, Entrevista, Relatório, Intervenção Social e Visita Domiciliar. Para que o profissional execute qualquer tipo de intervenção torna-se indispensável que ele utilize esses diferentes instrumentos para exercer sua ação. A partir de então, o assistente social busca transformar a realidade social que lhe é apresentada, para tanto é necessário que se faça um bom uso dos instrumentos técnicos, tendo domínio e clareza de tais, no intuito de que suas funções sejam efetivadas.

Diante das diversas dimensões que compõem a profissão Serviço Social em si, a Visita Domiciliar, por exemplo, é um instrumento utilizado na prática profissional com intuito de estudar as dimensões sociais, dentro de tantas outras, a vulnerabilidade social e econômica de uma família. Neste texto, discutiremos, em específico, este instrumento técnico operativo que faz parte da profissão desde sua gênese até os dias atuais.

Desde a antiguidade, o meio utilizado nas práticas judaicas de visitar os doentes que estavam privados do convívio social chamava-se visita social domiciliar, daí o surgimento da visita domiciliar, como a conhecemos hoje. A Igreja Católica, por sua vez, foi utilizando essa prática para “manter a sua influência no cotidiano de seus fiéis e fazer parte do dia-a-dia das famílias, o que significa ter controle sobre suas vidas e hábitos” (CARDOSO 2008, p. 59).

Como nos lembra Martinelli (2007), a visita domiciliar foi um instrumento que desde os primórdios da profissão, no contexto Europeu, era empregada para o domínio da vida da classe trabalhadora. Os agentes sociais visitavam as famílias para fiscalizar as condições de saúde e moradia e também utilizavam esse instrumento para disseminar entre a massa a forma capitalista de pensar e organizar a sociedade.

Como instrumento de trabalho, a visita domiciliar foi utilizada no Serviço Social brasileiro no contexto de seu surgimento no país, com o mesmo sentido de dominação e ajuste do contexto Europeu. Este instrumento é um recurso de intervenção que ainda é empregado, porém com um direcionamento ético, que não mais se configura como no Serviço Social no seu período inicial.

Com o passar do tempo, a visita domiciliar tornou-se um instrumento muito importante na conservação dos direitos humanos. A utilização desse instrumento pelos assistentes sociais, “permite aprofundar o conhecimento da realidade para desenvolver análise dos impactos sociais que determinadas políticas sociais podem produzir” (CARDOSO 2008, p. 63). Ou seja, a visita visa conhecer a realidade social do usuário, indo além do aparente na busca da compreensão das relações o que possibilita perceber questões que já se sabe. Para compreendermos o objetivo da visita domiciliar, assentimos com Cardoso (2008, p. 68) a respeito de que

A Visita Social Domiciliar existe para facilitar nossa ação na perspectiva do sujeito de direito à Assistência Social. Evidente que estamos ali prestando um serviço institucional, mas, para operacionalizar o acesso ao direito social das famílias envolvidas: seja por segurança alimentar, segurança nos relacionamentos sociais, proteção de crianças, adolescentes, idosos, deficientes, segurança habitacional, etc.

Sendo a visita domiciliar um instrumento que aproxima a instituição que está atendendo ao usuário de sua realidade, ou seja, no local onde ele estabelece suas relações do dia a dia, sua casa, é importante que as instituições criem condições para que a visita domiciliar seja realizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com