TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre o Obvio Resumo

Por:   •  23/9/2015  •  Dissertação  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

Qual a sua opinião sobre o livro? 

A forma brilhante em que o autor decorre sobre os variáveis assuntos causa ao leitor uma reflexão do senso comum. No inicio do texto ele diz que o ruim de tentar desvendar o óbvio é que é um caminho sem fim, e que uma obviedade leva ao outra mais óbvia ainda

Entretanto quando falamos de evolução entendemos que somos superiores aos nossos antepassados por utilizarmos sistemas e recursos diferentes, porém o autor mostra um ponto de vista diferente do nosso senso comum e talvez essa evolução que precisamos

Visita domiciliar, visita hospitalar, avaliação social, bem como elaboração de relatórios sociais;

Participação de reuniões com equipe multidisciplinar sobre paciente e famílias atendidas, suas particularidades e necessidades, em especial discutindo com a equipe médica as implicações sociais que podem interferir nos tratamentos adotados;

Auxílio aos familiares no agendamento de consultas urgentes e remoções ao paciente (transferência e alta hospitalar);

Encaminhamentos aos familiares em situações de óbito do paciente;

Gerenciamento de queixas de atendimento: recebimento, levantamento e resolução.

Ferramentas de Trabalho: Computador, Internet, Telefone, Prontuário Físico, Automóvel.

Público-alvo (Perfil): Pacientes com quadro clínico estabilizado que possuam condições de realizar término de tratamento de saúde em ambiente domiciliar

 Metodologia: Acolhida de familiares ou pacientes, Fortalecimento de vínculos familiares, Atendimento individual ou familiar, Reuniões (Equipe multiprofissional ou Familiares), Acompanhamento de caso, Encaminhamentos, Articulação de rede (visando acesso às políticas públicas), Contato Institucional (visando garantia de direitos), Registro Social em prontuário do paciente, Elaboração de Documentos (Parecer Social, Estatísticas), utilização de instrumentais técnicos (Observação, Entrevista, Reuniões, Visita Domiciliar, Visita Institucional, Registro Social em prontuário do paciente, Relatório Social).

Desafios: Estabelecer as atribuições do (a) Assistente Social já que muitos profissionais que compõe a equipe desconhecem o trabalho profissional solicitando por vezes atividades que não são inerentes a profissão;

Estabelecer o papel da família enquanto responsabilidades de cuidados com o paciente;

Aumento da equipe de Serviço Social devido grande volume de trabalho.

Legislações Necessárias: Código do / a Assistente Social (Lei nº 13/03/1993)/ Estatuto do Idoso (Lei nº 10741 de 01/10/2003) / Estatuto da Criança e Adolescente (Lei nº 8069 de 13/07/1990) / Resolução CFM nº 1668 de 03/06/2003 / SUS (Lei nº 8080 de 19/09/1990).

Características da Instituição / empresa: Convênio médico /  Prestação de serviços de saúde

  1. Professora Verônica Vassalo – Assistente Social

Empresa: Transpetro

Procedimentos/Serviços Prestados

PAE - PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESPECIAL Proporciona atendimento aos FILHOS de empregados, aposentados e pensionistas, portadores de necessidades especiais.


PROGRAMA DE PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA Programa com o objetivo de fornecer orientações para a abordagem e tratamento dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. As atividades incluem divulgação de informações, assessoria à gerência e equipes de trabalho, realização de palestras e seminários, orientação familiar e individual.

PPA – Programa de Preparo para Aposentadoria. O Programa visa possibilitar aos empregados que estão a dois anos ou menos da aposentadoria, uma preparação adequada para essa nova etapa da vida, procurando eliminar os medos, barreiras, ansiedades e inseguranças.

CONSULTORIA E ASSESSORIA EM RELAÇÕES SOCIAIS NO TRABALHO

O Serviço Social atua junto aos gerentes e equipes, com o objetivo de buscar a melhoria das relações de trabalho. O processo implica em elaborar um pré diagnóstico, através de entrevistas com o gerente e reunião com equipe analisando a demanda apresentada e propondo o trabalho a ser desenvolvido com o grupo.

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. O Serviço Social desta regional se prontificou apoiar a Coordenadoria de Comunicação Institucional regional na implementação dos comitês em cada unidade; com o seguinte objetivo: Promover a integração/ cooperação entre os empregados da Transpetro; despertando a prática da solidariedade como atitude positiva e enriquecedora da formação do indivíduo, bem como valorizar a prática da cidadania em busca de uma cultura comunitária e socialmente responsável.

Apoio a CIPA/ SIPAT. O Serviço Social é convidado a participar das reuniões da CIPA e apoiar na organização da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes). Quando solicitadas atuamos também na formação dos grupos de cipeiros, estimulando no fortalecimento deste grupo durante a sua gestão. Articulamos junto a Gerência do Óleo o encontro mensal de presidente e vice-presidente desta regional, com o objetivo de articulação e troca de informações entre as CIPAS locais.

 

Apoio ao DSMS

O Serviço Social é convidado a planejar/ organizar e executar palestras trazendo assuntos que podem contribuir para a saúde e qualidade de vida dos empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (189.8 Kb)   docx (177.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com