TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Do Artigo SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE QUÍMICA

Trabalho Escolar: Síntese Do Artigo SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE QUÍMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  2.559 Palavras (11 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Em um laboratório de química existem diversas medidas de prevenção que devem ser tomadas para garantir a segurança dos profissionais e do próprio laboratório e

é de suma importância que os profissionais tenham conhecimento dos reagentes químicos com os quais estão trabalhando, dos métodos de manipulação, de como utilizar corretamente os aparelhos presentes e, em caso de acidentes, saber os procedimentos que devem seguir.

Para trabalhar de forma segura em um laboratório, diversos pontos devem ser observados: instalações corretas, manutenção constante, número necessário de equipamentos de segurança e treinamento frequente para situações tanto simples quanto em casos de emergência. É importante lembrar que nem todos os acidentes em laboratório são causados por reagentes químicos, mas também devido à eletricidade, equipamentos pontiagudos, gases, entre outros. São necessários também cartazes indicando os perigos existentes. Também é importante descartar os materiais e reagentes de forma correta e segura.

Também é recomendado que o laboratório tenha manuais de instrução de segurança e regras específicas.

Regras gerais de segurança em laboratório

1. Ao manusear um reagente pela primeira vez, pesquisar sobre a toxicidade e outros riscos que ele pode causar.

2. Utilizar a cabine de segurança química sempre que trabalhar com produtos voláteis, substâncias desconhecidas ou quando existe a possibilidade de formação de fumaça.

3. Quando não for possível usar a cabine de segurança química, utilizar máscara de proteção respiratória, e essas máscaras devem conter filtro adequado a cada tipo de risco.

4. Sempre portar equipamentos de proteção individual e prestar atenção em que tipo de luva usar dependendo da substância.

5. Usar o jaleco durante o trabalho, mas não é recomendado usa-lo fora do laboratório, em especial durante as refeições. O jaleco adequado deve ser de algodão, mangas compridas e sem detalhes.

6. Evitar cheirar as amostras, mas quando necessário, não levar diretamente ao nariz.

7. Usar aparelhos específicos para pipetar. Nunca usar a boca.

8. Etiquetar todos os reagentes criados.

9. Ter o dobro de cuidado ao manusear substâncias não etiquetadas.

10. Ao fazer uma reação em que o resultado é desconhecido, fazer uma experiência em menor escala na cabine de segurança.

11. Ao aquecer materiais em tubo de ensaio, nunca dirigir a abertura contra si ou contra o colega.

12. Ao diluir um ácido, adicionar o ácido à água, nunca o oposto.

13. Nunca deixar de lado qualquer operação em que haja aquecimento ou reação violenta.

14. Saber a localização e como utilizar os equipamentos de emergência.

15. Não ingerir alimentos no laboratório.

16. Não fumar no laboratório.

17. Manter lubrificado todo material de vidro que deva ser inserido em rolha, e estes devem ter um diâmetro específico.

18. Nunca trabalhar sozinho em um laboratório. Alguns trabalhos necessitam de mais de uma pessoa.

19. Realizar os procedimentos de forma consciente. Nunca se distrair com outra coisa.

20. Manter o laboratório sempre limpo e organizado.

21. O piso não deve ser liso para evitar acidentes.

22. É necessário tomar procidências para impedir a entrada de insetos e roedores.

23. Deve ser proibida a entrada de crianças no laboratório.

24. Quanto à entrada de pessoas que não trabalhem no laboratório, deve ser apresentados os riscos e advertências necessários para evitar acidentes.

25. Em caso de amostras com suspeitas de contaminação biológica, consultar um manual de segurança, usar equipamentos de proteção, e descontaminar a bancada e qualquer material que teve contato com a amostra.

26. Se ainda existir possibilidade de contaminação biológica, repetir o processo anterior para minimizar as chances de contaminação.

27. Descontaminar todo material com suspeita de contaminação antes de descartar ou reutilizar.

28. Descontaminar com cuidado pedaços de vidro antes de serem descartartados.

29. É importante um programa de gerenciamento de resíduos químicos na instituição.

30. Deve ser levado ao responsável pelo laboratório qualquer tipo de problema ou acidente.

As normas de segurança devem ser repassadas também às pessoas responsáveis pela limpeza por meio de aulas e capacitações, mas essas regras não precisam ser as mesmas ou tão rigorosas quanto, mas algumas regras específicas podem ser acrescentadas, uma vez que as pessoas responsáveis pela limpeza não exercem a mesma função dos outros profissionais.

Antes de começar a usar o laboratório, é preciso verificar tudo o que vai ser feito e tudo o que vai ser utilizado. É recomendado que fosse feito uma tabela de planejamento para melhor aproveitamento do tempo. É importante também preparar a bancada.

Para o bom andamento do laboratório, alguns fatores devem ser observados, tais como a elaboração de um fluxograma, boa supervisão, espaço bem distribuído, funcionários capacitados, manutenção frequente de equipamentos de proteção coletiva, orientar os profissionais a usar os equipamentos de proteção individual e substituição de substâncias nocivas.

Noções gerais de toxicologia.

Uma substância é tóxica se afetar a saúde de um organismo. Geralmente os efeitos colaterais são irritação na pele, edemas, inflamação, e necrose. Existem também as reações sistêmicas, que se dão a partir da absorção de uma substancia. Seus sintomas são inespecíficos, como náuseas, vômito, diarreia, tontura, redução da atenção e da percepção, entre outros. Alguns reagentes podem agir de forma mais específica como asfixia, bloqueio na produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com