TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese: O Que é Serviço Social

Por:   •  14/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA

Faculdade de Serviço Social – FASS

Disciplina: Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social 4

  • O que é Serviço Social?

Primeiramente, pode-se ter noção geral de que o Serviço Social é um curso de ensino superior que sua maioria forma bacharéis e, posteriormente com o cadastro no conselho, Assistentes Sociais.

Entretanto, entrando mais a fundo, podemos perceber que o Serviço Social é uma área muito mais ampla e maior do que um curso de ensino superior. Ele transita sobre todas as áreas do conhecimento científico, atrelando a si como um próprio produtor de conhecimento científico. Ademais, mediante a isso, podemos interpretar que como produtor de conhecimento, ele tem dentro de si o conhecimento empírico, que a partir das realidades colocadas como demanda diante de seus estudos, interpela e passa para uma categoria de análise das já estabelecidas – como conceito nominal – questões sociais.

Dessa maneira, ele passa da Universidade para o Estado e dessa forma se coloca à ponta do entendimento e atendimento das demandas advindas da sociedade trabalhadora – já que vivemos numa sociedade de sistema capitalista. Por fim, com uma flexibilização de suas áreas de atuação, pode-se entender que o Serviço Social tornou-se um produtor e pesquisador das ciências sociais, intermediário das demandas advindas da sociedade e atuando juntamente com o Estado para soluções de problemas encontrados na sociedade e, com muita luta, estabelecendo preceitos que regem o profissional – Assistente Social ou Bacharel/Mestre(a)/Doutor(a) etc – respeitando os preceitos do Código de Ética na garantia de direitos à todos, garantia da dignidade humana. Do ensino científico, análise da sociedade na viva cotidiana empirista, à produtor de conhecimento científico, açambarcando um arcabouço teórico e metodológico, que contribui para a sociedade através das chamadas políticas sociais e políticas públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (197.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com