TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

DAIANE SILVA ARAUJO

TRABALHO EM GRUPO – TG

CURSO SERVIÇO SOCIAL

POLO IPIRANGA - SÃO PAULO

2016

DAIANE SILVA ARAUJO

RA 1317624

TRABALHO EM GRUPO – TG

CURSO SERVIÇO SOCIAL

Trabalho em Grupo – TG do curso de Serviço Social referente à matéria Estudos Disciplinares VII do 3º Semestre dos alunos ingressantes de 2015, apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Prof. Silvio Ribeiro

POLO IPIRANGA - SÃO PAULO

2016

QUESTÃO: 

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) elaborou dois documentos que são fundamentais na orientação da ação profissional no âmbito da assistência social e da saúde. Veja Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social e Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. Em relação à gestão, no documento destinado a saúde, temos que: “O processo de descentralização das políticas sociais vem requisitando aos profissionais de Serviço Social a atuação nos níveis de planejamento, gestão e coordenação de equipes, programas e projetos. Tal atuação deve ser embasada pela realização de estudos e pesquisas que revelem as reais condições de vida e as demandas da classe trabalhadora, além dos estudos sobre o perfil e situação de saúde dos usuários e/ou coletividade. As investigações realizadas têm por objetivo alimentar o processo de formulação, implementação e monitoramento do planejamento do Serviço Social, da política institucional, bem como da política de saúde local, regional, estadual e nacional.” Com base no documento, especificamente quando ele aborda a investigação, planejamento e gestão, realize uma reflexão sobre as ações apontadas nesse item que possuem relação direta com o que foi estudado na disciplina.

REPOSTA:

Os profissionais de Serviço Social que trabalham individualmente e coletivamente enfrentam os desafios da questão social, com suas atribuições e competências, questionam e problematizam seu papel na sociedade, assumindo perfis críticos e estão comprometidos com os interesses dos proletariados e dos setores desfavorecidos da sociedade.

Tais desafios levam os Assistentes Sociais trabalharem nos mais diversos âmbitos das políticas públicas. Darei ênfase à Política Publica de Assistência Social (SUAS) e a Política de Saúde (SUS), que teve um avanço significativo, advinda do projeto de Reforma Sanitária, regulamentada em 1990, pela Lei Orgânica de Saúde (LOS), tendo como objetivo a democratização do acesso, a universalização das ações e a melhoria da qualidade dos serviços. Mas para que isso se concretize é preciso uma transformação nas estruturas das Políticas Sociais, por meio de um grande movimento de massas que questione a cultura política e lute pela ampliação da democracia nas esferas econômicas, politicas e culturais, visando uma sociedade mais igualitária e justa, assim, os profissionais trabalham com o Projeto Social e planejam de forma conjunta, atividades coordenadas e interligadas para alcançar um objetivo geral para garantir os direitos sociais aos usuários que são impedidos de gozar plenamente de seus direitos, atrelado à prazos e orçamentos previstos, com o intuito de acabar com a desigualdade social.

Para isso devemos assegurar condições básicas de sobrevivência e garantir os direitos sociais estabelecidos na constituição de 1988 aos usuários. Neste sentido, como já mencionado, os profissionais de Serviço Social trabalham com as políticas públicas, no setor público e privado, onde o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) criou parâmetros para Atuação desses profissionais na política de assistência social e também na política de saúde para norteá-los.

Assim a expressão do profissional de Serviço Social que atua na política de Assistência Social, no que se se diz respeito à gestão do trabalho no Sistema Único de Assistência Social coloca-se na perspectiva da gestão do trabalho contemplando as três dimensões inseparáveis: “as atividades exercidas pelos(as) trabalhadores(as), as condições institucionais, materiais, financeiras e físicas, e os meios e instrumentos necessários para seu exercício”. Para que os assistentes sociais atuem no sentido de concretizar a Política de Assistência Social promovendo o acesso da população aos direitos sociais é necessário que se tenha a articulação e a garantia dessas dimensões. A atuação dos Assistentes Sociais se dá nos espaços institucionais e “na mediação social junto aos movimentos sociais e populares”, devendo investigar os processos e fenômenos que trabalham para que possam realizar uma leitura da realidade social da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com