TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PRODUÇÃO CIENTIFICA

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

BIANCA DE CASSIA COELHO MARTINS[pic 1]

Segunda Atividade Avaliativa – Disciplina de Laboratório de Produção Científica em Serviço Social.

Reflexão dos Elementos Constitutivos da Inserção do Estagiário de Serviço Social em Processos de Trabalho.

Professor da Disciplina

Tutor Virtual: Sabrina Cerva

Macapá/Amapá

2016


SUMÁRIO

 Breve histórico da instituição--------------------------------------------------------------------------- 3

Objeto da intervenção------------------------------------------------------------------------------------ 4

Instrumentais-----------------------------------------------------------------------------------------------5

Resultados--------------------------------------------------------------------------------------------------6

Referências-------------------------------------------------------------------------------------------------7

Breve Histórico da Instituição

A Escola Agrícola Padre João Piamarta, é uma Organização Social sem fins lucrativos, de caráter religioso, fundada em 15 de maio de 1990, inscrita no CNPJ sob o nº 07.355.118/0015-87, localizada sito a Rodovia Duca Serra, 1753 – Km 06 – Coração – Macapá-AP, filiada da Escola Profissional Padre João Piamarta, com sede em Fortaleza-CE, desempenha atividades socioassistencial e educacional com o Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade para crianças e adolescentes do sexo masculino em situação de vulnerabilidade pessoal e social.

Atualmente a entidade conta com 17 (Dezessete) colaboradores diretos mantidos pela instituição tais como: Assistente social, administrador, secretária, costureira, serviços gerais, pedreiros, marceneiros, motorista, mecânicos, jardineiros.

Conta-se também com a colaboração de uma equipe formada pelos seguintes profissionais: Pedagogo, auxiliar administrativo, monitor, serviços gerais e professor de reforço escolar, técnico enfermagem. Secretaria Municipal de Assistência Social e Comunitária/SEMASC, através de determinação judicial do Ministério Público do Estado – Comarca de Santana-AP, a partir de Audiência Pública com entidades e comunidade em geral.

Para a obtenção de uma sustentabilidade e melhor qualidade a instituição dispõe de: Horticultura (agricultura familiar), marcenaria, suinocultura, floricultura, piscicultura e mecânica. Os acolhidos são inseridos na formação catequética, formação em técnicas agrícola, além de cursos profissionalizantes tais como: informática, pintura em tecidos, oficina de música, oficina de teatro, e corte e costura, para as famílias dos acolhidos, ampliando-se à comunidade local, como via de fortalecimento dos vínculos familiares, afetivo e comunitário considerando a importância da inclusão social.

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, á cultura, á dignidade, ao respeito, à liberdade a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (BRASIL, 1988, Art. 227)  

                       

Objeto da Intervenção

No decorrer do trabalho desenvolvido (Estagio), percebeu-se, durante as ações e atendimentos sociais, a ausência e, pode-se inferir a irresponsabilidade dos pais biológicos dos acolhidos, para com os seus e a instituição, visto que, deixaram a desejar nos encontros de pais e mestres, no comparecimento de visitação aos protegidos, a ausência de ligações para instituição, para saber sobre seus filhos.

Dentre essas e outras situações, o que chamou bastante atenção foi a falta de recurso da instituição e apoio de algumas redes publicas, que além de suas ausências, muitas vezes dificultou ainda mais, contribuindo com o aumento da demanda na instituição.  

Nesse sentido, apresentei à instituição a necessidade de buscar parcerias com as esferas nacional, estadual e municipal, no sentido de desenvolver projetos que fortaleçam o vínculo famílias/acolhidos.

Buscar parcerias com as esferas nacional, estadual e municipal, no sentido de desenvolver projetos que fortaleçam o vínculo famílias/acolhidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (227 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com