TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho experimental

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 2

Funil:

Definição:

É um objeto usado para transferência de líquidos de um recipiente para outro. Pode também ser usado no processo de filtração em laboratórios, isto é, na separação das fases de misturas heterogêneas, quando usado com papel de filtro.

Existem funis de vários materiais, mas em laboratório, é usual utilizar funis de vidro.

Funil de Buchner:

É um tipo de vidraria de laboratório consistindo em um funil feito de porcelana, que possui vários orifícios, como uma peneira.  É usado junto com outra vidraria, o Kitassato.

O funil de Buchner é usado no processo de filtração a vácuo ou sob baixa pressão, e permite fazer a separação entre o sólido, que fica retido no papel de filtro, e o líquido desejado, que fica depositado no kitassato.

É comum se pensar que o funil de Büchner é nomeado em homenagem a Eduard Büchner, ganhador do prêmio Nobel, mas ele é na verdade nomeado para Ernst Büchner, químico industrial alemão.

Ernst Büchner era um químico e médico forense. Tinha dois filhos, Georg, dramaturgo e escritor de prosa, e Ludwig, físico e filósofo. Sua mulher era Caroline Reuss, que pertencia a uma família de altos servidores públicos de Pirmasens, em um pequeno condado anexado a França de 1793 a 1814. Ernst tinha sido cirurgião dos exércitos napoleônicos durante cinco anos, antes de ser médico em Goddelau. Químico industrial de renome, foi o inventor de várias ferramentas científicas como o próprio funil Büchner. Sua admiração pela figura de Napoleão e seu interesse por todo o relacionado com a cultura francesa teve sem dúvida sua influência no filho. Ernst Büchner, que era ateu, suscitou o interesse de seus dois filhos, Ludwig e Georg, pela ciência e o componente materialista de seu pensamento.

Filtração:

Definição:

É a separação de um sólido e um líquido, ou fluído que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluído através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas.

Filtração a vácuo:

Na química, o vácuo é a ausência de matéria, como moléculas e átomos, em um volume de espaço. A filtração a vácuo se caracteriza basicamente por essa ausência de matéria em seu sistema, o ar atmosférico, para atingir seu objetivo de separação de misturas.

Esse tipo de filtração se diferencia da filtração simples somente pela velocidade de filtração, que é mais rápida, devido a presença da “bomba de vácuo” em seu sistema.

No processo de filtração simples observa-se a passagem do líquido pelo papel de filtro devido a força da gravidade. Na filtração a vácuo conecta-se um sistema de “tromba d água” ao kitassato, o que faz com que o ar presente no balão de kitassato seja “sugado” pela trompa de água. A ausência de ar no sistema faz com que a passagem do líquido pelo papel de filtro do funil para o balão seja mais rápida, pois o líquido não tem que vencer a resistência do ar dentro do balão para poder passar do funil para o próprio balão.

          [pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com