TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecidos Epiteliais

Monografias: Tecidos Epiteliais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Também chamado de epitélio, o tecido epitelial tem como funções básicas o revestimento externo e das cavidades internas, proteção contra: desidratação, contágio bacteriano, fúngico e viral, regulação térmica, absorção de nutrientes e oxigênio.

Dependendo da especificidade epitelial, é possível classificar os tipos e estabelecer correlações funcionais.

Epitélio Simples Pavimentoso: Tecido monoestratificado, ou seja, formado por apenas uma camada de células, com morfologia achatada (pavimentoso). Tipo fisiológico dos alvéolos pulmonares, permitindo as trocas gasosas (hematose pulmonar) e revestimento dos delgados vasos sanguíneos.

Epitélio Simples Cuboide: Formado por uma única camada de células, sendo, portanto, monoestratificado, apresentando formato cúbico. Desempenha importante fisiologia seletiva quanto à absorção e secreção nos túbulos do sistema renal.

Epitélio Simples Prismático: Também é um tecido monoestratificado, com uma camada de células alongadas (prismáticas) e bem organizadas, pode conter glândulas mucosas unicelulares entremeadas. É um tecido típico de órgãos digestivos: estômago e intestino, apresentando vilosidades, aumentando substancialmente a superfície de absorção.

Epitélio Pseudoestratificado Pavimentoso: Formado por uma única camada de células com alturas diferentes, dispostas de forma desorganizada, dando a impressão de duas camadas. É comum na cavidade nasal, traqueia e brônquios, onde associadas a estruturas anexas (cílios e glândulas mucosas) atuam na retenção e transporte de micro-organismos e partículas indesejáveis para o exterior do organismo.

Epitélio Estratificado Pavimentoso: Tecido pluriestratificado (formado por duas ou mais camadas de células), com morfologia achatada, pode conter na superfície apical uma camada delgada de queratina que auxilia a retenção de água no organismo. Esse tecido forma o maior órgão do corpo, a pele.

Epitélio Estratificado de Transição: Epitélio derivado do tecido estratificado pavimentoso, possui várias camadas com formato disforme das células. É um epitélio que dispõe de elasticidade, conforme a distensão requerida pelo órgão, como por exemplo, o revestimento da bexiga: ora se distende quando retém muito líquido (urina), ora se contrai quando urinamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com