TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Ead

Artigo: Tecnologia Da Ead. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

O plágio constitui-se em grave problema nos diversos segmentos relacionados a criação e produção artística ou intelectual ao qual está inserido. Segundo o site plágio.net em citação à autores como Houassis e Ferreira define a prática do plágio como: ““ato ou efeito de plagiar; apresentação feita por alguém, como de sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual etc. produzido por outrem.” Concepção bastante comum de acordo com o Novo Dicionário da Língua Portuguesa que considera “assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem). Imitar (trabalho alheio).”

Os casos de plágio que apresentaremos a seguir se refere ao mundo moda citado no site sou phyna ocorrido no dia 26/01/2011 de acordo com o site a moda brasileira foi bombardeada com a decisão judicial de proibir a grife Village 284 de comercializar a bolsa de sua linha “I´m not the original” a decisão foi motivada em virtude da denuncia de plágio da grife Birkin pertencente a francesa Hermès, o magistrado do caso em tela expõe a seguinte motivação para a decisão: “Ao copiar um design criativo distintivo e fazer referências à bolsa “Birkin” original, beneficia-se a autora reconvinda do design e dos investimentos feito pela ré reconvinte na divulgação da bolsa, e prejudica-se a reputação da ré reconvinte de fornecer um produto exclusivo, voltado para um segmento de mercado altamente especializado“.

Outro caso de plágio no mundo da moda. Ainda de acordo com o site sou phyna, entre as marcas Melissa e Material Girls que envolvem uma sapatilha onde a Material Girls denunciada por plágio também foi impedida de fabricar a sapatilha além de indenizar a melissa pelo constrangimento.

Caso apresentado que merece atenção especial publicado no blog Luis Nassif on line, do jornalista de mesmo nome é do dia 20/02/2011, esse caso é refente ao plágio oriundo do meio acadêmico que a conceituada Universidade de São Paulo (USP) demitiu um dos seus docentes com quinze anos de carreira e dedicação exclusiva pela prática de plágio, segundo o blog do jornalista as investigações apontaram grave erro por parte do docente entretanto desprovido de dolo. A demissão foi motivada pela reitoria pelo fato de o docente ter usado imagens em sua pesquisa sem, contudo, referenciar os devidos créditos, a reitoria eximiu de culpa a ex-reitora Suely Vilela que era co-autora da pesquisa, de acordo com a reitora a ex-reitora não teve relação com os trechos que foram objetos da denúncia de plágio. O fato é que é a primeira vez em quinze anos, de acordo com o blog do jornalista Luis Nassif, é a primeira exoneração por plágio. Outro caso de plágio em que docente da USP é protagonista aconteceu em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, que o docente Adreimar Soares foi demito por ser o principal autor da pesquisa que copiou imagens de trabalhos de docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De acordo com o jornal Estadão on line, em sua sessão de cultura, em noticia veiculada no dia 14/10/2010 a autora da obra de Harry Potter J.K. Rowlling está sendo acusada de copiar trabalhos de outro autor de livros infantis na obra de título “Harry Potter e o Cálice de Fogo.” Entretanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com