TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias assistências na enfermagem

Pesquisas Acadêmicas: Tecnologias assistências na enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP POLO DE TUCURUÍ

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

DISCIPLINA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE TUTORA EAD: ESP. ANA MARIA VIEGAS TRISTÃO

JAIME ALVES CARRIAS- RA: 410855 FILIPE DA CUNHA VITAL- RA: 436149 GISELE SOUZA CABRAL- RA: 427838 KEILA SOUSA DE OLIVEITA – RA: 433466 ROSIARA BRITO SILVA – RA: 437416

RELATÓRIO CIENTÍFICO

TUCURUÍ/PA

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP POLO DE TUCURUÍ

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

TUCURUÍ/PA

2013

CAPITULO 1

TECNOLOGIAS ASSISTÊNCIAS NA ENFERMAGEM

TECNOLOGIA E HUMANIZAÇÃO: DESAFIOS GERENCIADOS PELO ENFERMEIRO EM PROL DA INTEGRALIDADE DA ASSISTÊNCIA

O avanço da ciência e da tecnologia no ultimo século é considerado superior a tudo o que tínhamos conseguido avançar anteriormente, gerando impactos diretos sobre as organizações e as profissões do setor da saúde.

O hospital, espaço onde a clinica se organizou e se instalou, assume, com a apresentação da pratica medica pelo modo de produção capitalista, uma nova função utilitária e pragmática de lugar de produção de serviços e de realização de lucros e mais-valia.

Entretanto, nas ultimas quatro décadas, observa-se o despreparo profissional e o descompasso das organizações de saúde em acompanhar e incorporar os avanços tecnológicos bem como as muitas e diversificadas consequências dessa exclusão, entre elas o apelo à humanização, confrontando-a com o desenvolvimento tecnológico. Considera-se que o desenvolvimento tecnológico, associado ao trabalho e as formas de organização da produção, veem dificultando as relações humanas, tornando-as frias, objetivas, individualista e calculista, enfim, pouco humanas.

Ciência e tecnologia são valores, e não apenas coisas e artefatos, ou mesmo saberes. São tudo isto em complementaridade com o mundo vital, num movimento que só pode adquirir significado na sua dimensão ética e política.

As palavras técnicas e tecnologia podem ser entendidas e utilizadas de diversas maneiras. Como ciências aplicada, que não diferenciam claramente técnica de tecnologia. A tecnologia ganhou força com a ciência moderna, as conclusões necessitavam de comprovação experimental.

Para alguns estudiosos, tecnologia tem ampla conotação, as técnicas, procedimentos, equipamentos e instalações que possibilitam a realização ou vários produtos e implicam no quê, e no como fazer.

Já a tecnologia é conceituada como um conjunto de processos da experiência cotidiana para o desenvolvimento metódico de conhecimentos/saberes, elaboração planejamento, execução/ operacionalização.

As autoras reconhecem ainda, no universo da Enfermagem, presença da dimensão tecnológica, revigorada por meio da valorização de um produto ou de um processo cuidar, como a ética, a estética, a política e a social.

Defende-se a necessidade do profissional enfermeiro desenvolver competências para avaliação tecnológica, necessário para o gerenciamento da assistência de enfermagem mais humanizada, efetiva e segurança. Esses conhecimentos são necessários para a otimização desses recursos nos espaços, atividades que estão inseridos organizacional, de quem adquiriu técnico-legais bem como financeiras, para tal.

A assistência de enfermagem exige pessoal e tecnologia especializadas. Assim, por exemplo, no caso de um equipamento, as habilidades necessárias incluem seu uso operacional, mas também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com