TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Dos Custos De Transação

Trabalho Universitário: Teoria Dos Custos De Transação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria dos custos de transação

Ate 1937 à teoria econômica tratava apenas dos custos de produção, mas após Ronald Coase publicar seu artigo reconheceu-se a existência dos custos de transação, que não era apenas o ato de produzir mais também a compra e a venda acarretava custos. As empresas organizações que decidem a alocação dos fatores de produção no seu interior, substitui o mecanismo de mercado existente porque os custos de transação, os custos de recorrer as mercado são significativos entre as etapas do seu processo de produção. Dessa forma os custos de transação passam a ser um elemento importante nas decisões econômicas, contribuindo para a forma pela qual são alocados os recursos na economia.

Onde os custos de transação são os custo de negociar, redigir e garantir o cumprimento de um contrato, toda vez que se recorrem ao mercado. Alguns fatores que determina o custo de produção são os de racionalidade limitada, que geram assimetria de informações, que são as deferências nas informações que as partes envolvidas em uma transação possuem, onde essas diferenças afetam o resultado final da transação.

O conceito de oportunismo trata se de uma atitude oportunista da empresa fornecedora, de explorar as oportunidades de ganhos oferecidos pelo ambiente, dada à racionalidade limitada de seu cliente que impedem que o comprador do insumo possa conhecer as particularidades da produção do insumo e avaliar a exatidão do aumento de custo informado pelo fornecedor. Onde temos duas formas de oportunismo, o ex-ante que e antes da transação ocorrer e oportunismo ex-post depois de realizada a transação. Que se pode ocorrem também quando há problemas na execução de uma transação contratada.

A especificidade de ativos e uma condição necessária para que o risco associado atitude oportunista seja significativo, caso contrario a própria rivalidade entre os numerosos agentes aptos q participarem da transação, tanto, com vendedores ou compradores, reduziria a possibilidade de atuação oportunista, onde pode se ter uma situação de monopólio bilateral.

Conforme algumas condições tornam se bastante difícil a contratação e garantir a execução de uma transação, contudo há vários tipos de contratos: os contratos que especificam no presente um determinada performance no futuro, os contratos de clausulas condicionais, os de pouca duração e o contratos estabelecido hoje com o direito de selecionar no futuro uma performance especifica estipuladas previamente.

Os contratos de clausulas condicionais as duas partes estabelecem um dado desempenho dependendo do que ocorra no futuro. Mas tende ater algumas dificuldades com: de redução à medida que a complexidade aumenta, pois e muito difícil antecipar as circunstancias futuras e as providencias que devem ser tomadas, e garantir que o contrato seja comprido nas formas previstas.

Já o contrato de curto prazo sequencial, os vendedores não possuem vínculos duradouros, as ofertas são feitas a todo o momento, em um mercado avista onde os compradores só adquiriram o que deseja apenas no momento de sua necessidade. Contudo esse contrato tem suas limitações, onde se exigi a existência de um mercado spot, onde os custos de transação sejam baixos, e exige que a transação não envolva ativos específicos, de tal forma que se uma transação homogenia que não haja diferença entre comprador e vendedor.

A relação de autoridade, e um a relação de um agente sobre o outro, que ao primeiro e facultado definir o que o segundo devera executar. A vantagem dessa transação e o fato de que não e necessário antecipar todas as circunstâncias futuras, e não e necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com