TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termo de consentimento livre e esclarecido serviço social

Por:   •  11/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  1.171 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE ADEMAR ROSADO

SERVIÇO SOCIAL

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Projeto de pesquisa: Fatores associados à gravidez em adolescentes atendidas na maternidade Wall Ferraz, Teresina, PI.

Pesquisadora: Maria Antônia Maurício Abreu

Orientadora Responsável: Profª Magali Sampaio

Contato: (86) 98868-3678

Local de realização da pesquisa: Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA) – Teresina, PI.

Prezada participante desta pesquisa:

Você está sendo convidada a participar desta entrevista de forma totalmente voluntária. Antes de aceitar participar da pesquisa é muito importante que você entenda as informações e instruções que estão presentes neste documento. Leia cuidadosamente o que se segue e pergunte todas as suas dúvidas à pesquisadora, esta deverá responder a todas de forma clara. Você tem o direito e poderá desistir de participar da pesquisa a qualquer momento, sem nenhuma punição ou prejuízo dos benefícios a que tem direito.

Esclarecimentos sobre a pesquisa:

Objetivo geral: Descrever os fatores culturais, psicológicos, familiares e sociais que propiciam à ocorrência da gestação em adolescentes atendidas na maternidade Wall Ferraz.

Objetivos específicos: 

  • Caracterizar o perfil sociodemográfico e socioeconômico das adolescentes atendidas na Maternidade Wall Ferraz.
  • Verificar aspectos pertinentes à iniciação sexual das adolescentes.
  • Analisar o conhecimento das adolescentes sobre métodos contraceptivos e se os familiares prestavam esclarecimentos sobre os mesmos.
  • Analisar as consequências repercutidas pela gravidez na adolescência no âmbito familiar.

Procedimentos: Sua participação nesta pesquisa consistirá apenas em responder a perguntas pertinentes a temática Gravidez na Adolescência. Será respeitada sua privacidade e as informações obtidas com suas respostas serão mantidas em sigilo, sem a possibilidade de identificação na divulgação dos resultados do estudo. Desta forma, fica garantido o anonimato dos participantes.

Benefícios: Esta pesquisa trará maior conhecimento sobre o tema abordado, além de contribuir para a organização e implementação de ações que reflitam para a melhoria da qualidade de vida e a tomada de decisões saudáveis nas adolescentes.

Riscos: Os possíveis riscos se relacionam a algum constrangimento ou desconforto que as adolescentes podem sentir ao realizar a entrevista  pelo fatos de envolver sentimentos relacionais pessoais e familiares. No entanto, esses não conferem riscos a integridade física, psíquica ou moral das pessoas, ou seja, das adolescentes-mães. Serão realizados todos os esforços para evitar danos psicológicos para participantes, como adequação do teor das perguntas, número reduzido de perguntas e espaço reservado para entrevista.

Sigilo: As informações fornecidas por você serão confidenciais e somente a pesquisadora responsável tomará conhecimento delas. Você terá sua privacidade garantida pelos pesquisadores responsáveis. Os sujeitos da pesquisa não serão identificados em nenhum momento, mesmo quando os resultados desta pesquisa forem divulgados em qualquer forma.

Consentimento:

Eu ____________________________________________tive pleno conhecimento das informações que me foram repassadas sobre o estudo “Fatores associados à gravidez em adolescentes atendidas na maternidade Wall Ferraz, Teresina, PI.”. Ficaram claros para mim quais são os propósitos do estudo, os procedimentos a serem realizados, a ausência de riscos, as garantias de confiabilidade e de esclarecimento permanentes e que a minha participação é isenta de despesas e que tenho garantia de acesso à pesquisa. Concordo voluntariamente, em participar deste estudo e poderei retirar o meu consentimento a qualquer tempo, antes ou durante o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com