TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Território

Por:   •  3/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

Questões

  1.  Defina território segundo Sposati e explique com suas palavras um exemplo de política territorial.

Território não é uma concepção de área de abrangência, ou um espaço geográfico, e sim uma concepção de território que se dá por meio da dinâmica das relações vivenciadas e significados. Uma relação que se constrói identidades individuais e coletivas. Um território só se constrói através de movimento e a visão deve ser analítica e não homogênea.

  1. Comente sobre a gestão social dos anos de ditadura militar e as relacione com os equipamento sociais ditas pela autora “elefantes brancos”.

Desde os anos da ditadura militar, foi disseminada a concepção de equipamentos sociais. A exemplo foi marcante a ideia de implantação de Centro Sociais Urbanos-CSU, depois reconhecendo como “elefantes brancos”, pois sua dinâmica de uso e manutenção representa inviável para as prefeituras e vazia de significado para a população. Edificações de grande porte deslocados da vida de quem estava ao seu redor, na maioria das vezes em creches, serviços de saúde entre outros, o CSU terminou para simbolizar o que veio ser nominado de “visão equipamentista” de gestor. isto é, o uso de recursos financeiros, para contratar uma empreiteira para a realização de uma edificação, independente de sua finalidade e importância para a população.

  1. Explique a concepção de desterritorialização abordado no artigo pela autora e dê um exemplo comentado sobre um caso.

O processo de territorialização tem seu espaço de estabilidade e o deslocamento para outros espaço é a desterritorialização, e isso acontece mesmo sem sair do lugar, através do conhecimento por meio da comunicação com inúmeras parte do mundo, na busca de novos saberes e novas ideias.

 

  1. Porque a concepção de lugar é importante para construir um território e qual sua contribuição para a gestão social?

Foi pelas lutas dos movimentos sociais que exigiam o cumprimento pelo Estado, de suas responsabilidades em relação aos direitos sociais. O poder do território expressou-se por exemplo, em lutas para os trabalhadores dos serviços em implantação onde fossem arrebanhados no próprio bairro onde o serviço estava sendo instalado. O argumento utilizado pelo movimento era o de que o trabalhador, que possuía a identidade histórica com os moradores locais, poderia responder mais adequadamente as necessidades e características da população.

  1. Segundo a autora o campo da educação tem papel fundamental nas políticas sociais. Explique.

Os serviços educacionais, em particular, a escola que tem maior capilaridade dentre todos os serviços básicos, vem de outra matriz, relacional. Primeiro pelo fato de que, historicamente, a relação com a família da criança teve, como espaço institucional, as “caixas de pais e mestres”, que realizavam o recolhimento de Constituições para suprir a baixa capacidade de consumo de algumas famílias, de modo a garantir materiais e informar aos alunos.

  1. Explique a seguinte frase da autora: “O profissional não é um robô a que se impede a capacidade de pensar.

O Assistente Social ao longo de seu processo de profissionalização, foi instruído a ter um olhar crítico; sensível e acolhedor, onde irá atender o usuário em suas particularidades, passando a entender a problematização em que se encontra e lembrar que estes usuários são diferentes um do outro ; por isso é necessário um profissional capacitado, humanizado e que use o que há de mais importante no homem; ou seja usar a sua capacidade de pensar para atender a singularidade de cada um. É necessário ter esse cuidado pois a robotização leva o Assistente Social a um atendimento mecânico, sem conhecimento do contexto do usuário, da realidade em que ele vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com