TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste Da Chama

Resenha: Teste Da Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Resenha  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  183 Visualizações

RESUMO

O teste de chama ou prova da chama é um procedimento utilizado em química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectrovisível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.

O teste de chama é rápido e fácil de ser feito, e não requer nenhum equipamento que não seja encontrado normalmente num laboratório de química. Porém, a quantidade de elementos detectáveis é pequena e existe uma dificuldade em detectar concentrações baixas de alguns elementos, enquanto que outros elementos produzem cores muito fortes que tendem a mascarar sinais mais fracos.Alcançou-se o objetivo da percepção da coloração da chama pelos cátions metálicos. Para esta experiência, as observações foram acompanhados de uma posterior consulta a Literatura, afim, de confirmar os dados obtidos, para os metais obteve-se êxito pois todas as cores foram iguais as descritas pela literatura. 1- Em que se fundamenta o teste de chama?

R: Verificar a reação de íons metálicos no fogo.

É um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com