TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste Da Chama

Trabalho Escolar: Teste Da Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

TESTE DA CHAMA(11/08/2014)

1. OBJETIVOS

• Identificar, por meio da cor produzida na chama, alguns cátions;

• Observar o fenômeno de emissão luminosa por excitação e correlacionar com o Modelo Atômico de Bohr;

• Verificar a distribuição eletrônica dos elementos;

• Reconhecer os limites do Modelo de Bohr;

• Tomar contato com as regiões do espectro eletromagnético.

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA

Um modelo atômico é uma representação que procura explicar, sob o ponto de vista da Ciência, fenômeno relacionado à estrutura da matéria e às formas como ela se expressa. Ele visa dar uma explanação sobre a estrutura microscópica da matéria e deve ser capaz de prever outros fenômenos associados a ela.

A partir do Modelo Atômico de Bohr, ficou estabelecido que os átomos possuem regiões específicas disponíveis para acomodar seus elétrons – as chamadas camadas eletrônicas.

O teste da chama está fundamentado nos princípios do modelo de Bohr, de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da camada de valência absorvem essa energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um ou mais elétrons excitados retornam ao estado fundamental, eles emitem uma quantidade de energia radiante igual àquela absorvida, cujo comprimento de onda é característico do elemento e da mudança de nível eletrônico de energia. Assim, a luz de um comprimento de onda particular pode ser utilizada para identificar um referido elemento.

3. MATERIAIS

5,00 mL de solução 1,00 mol/L de cloreto de cálcio, cloreto de estrôncio, cloreto de bário, cloreto de sódio e cloreto de potássio; 5 béqueres de 10 mL; 5 fios de níquel - cromo; solução de HCl concentrado; 1 pipeta de 5,00 mL; 1 vidro de relógio.

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Amparados de alguns matérias como um fio de platina e um bico de Bunsen iniciamos o experimento acendendo o bico de Bunsen de tal forma fazendo com que a chama permanecesse azul. Posteriormente banhávamos o fio de platina num concentrado de ácido clorídrico e colocávamos na chama para que fosse tirado qualquer tipo de contaminação no fio que pudesse violar o experimento, a seguir mergulhávamos novamente o fio no ácido e assim coletávamos uma pequena amostra do sal desejado para que fosse colocado próximo a chama, procedemos de forma semelhante em 7 amostras de sal.

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Observando atentamente podemos notar a mudança de coloração da chama quando colocado diferentes amostras de sal em contato com o fogo. Observe o resultado encontrado na tabela a seguir:

6. QUESTÕES

a) Quais os postulados de Bohr?

b) Usando o sódio como exemplo, qual o ΔE dos elétrons que estão sofrendo essa transição eletrônica?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com