TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Chama

Relatório de pesquisa: Teste De Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O teste de chama é baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é formada a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de um estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, emite uma quantidade de energia radiante, igual àquela absorvida, cujo comprimento de onda é característico do elemento e da mudança do nível eletrônico de energia. Assim, as luzes de um comprimento de ondas particulares ou cores, são utilizadas para identificar o referido elemento. A temperatura da chama do bico de Bünsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama.

1. Desenvolvimento (Teste de Chamas)

Foram colocadas 6 substâncias, uma pequena porção de cada em 4 diferentes placas

Essas substâncias são:

Sulfato de Níquel

Sulfato de Cobre

Cloreto de Potássio

Cloreto de Bário

Cloreto de Estrôncio

Cloreto de Sódio

Foi utilizada agua destilada para fazer uma solução que não fosse totalmente aquosa para facilitar o manuseio para o Bico de Bunsen. Em seguida fora utilizadas 2 pinças metálicas para misturar as substancias que sriam levadas ao fogo para observar a tonalidade das substâncias. Palitos também foram utilizados no estudo do laboratório para verificar a tonalidade das chamas, com o cuidado de a cada observação ter que lavar em água corrente e levar ao Bico de Bunsen para verificar se ainda restou algum resíduo de outra substancia no palito antes de fazer outro teste em outra mistura.

Cada substância dessas tem a sua configuração eletrônica que pode ser observada através do Diagrama de Pouling. O que acontece quando os elétrons da ultima camada desses elementos são aquecidos? Os eletrons da última camada quando eles ganham energia, neste caso em forma de calor através do Bico de Bunsen, os eletrons da ultima camada eles irão para uma camada mais externa. Como a quantidade de calor se mantém constante, esses eletróns irão voltar para o estado fundamental, desta forma ele irá ter que liberar o calor que ele recebeu que fez com que ele pulasse para outra camada. No momento em que ele libere o calor que recebeu, libera em forma de coloração.

Coloração obtida:

Elementos x Coloração

Sódio----------- Amarelo

Potássio-------Violeta

Estrôncio -----Vermelho

Bário ------------Verde

Cobre------------Azul

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com