TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Chamas

Ensaios: Teste De Chamas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

TESTE DA CHAMA

RESUMO

Este trabalho tem como eixo a radiação, uma analise química de um experimento feito em laboratório, que tem por finalidade identificar os metais presentes de alguns sais. São vários os processos utilizados nesta pesquisa, como, por exemplo: processos físicos, químicos e térmicos. Sendo este último processo o refere-se ao teste da chama. O qual é um procedimento utilizado em química para detectar a presença de alguns íons metálicos. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A realização deste trabalho demonstra a síntese do teste da chama e descreve o procedimento realizado em laboratório. Finalizando com o conhecimento sobre o teste de chama através de um questionário. Conclusão do estudo com a experiência identifica os sais, através de cores que em nela radiavam, assimilando então as operações realizadas.

Palavras-chave: Metais. Teste de Chama. Radiação. Espectro de Luz

1 INTRODUÇÃO

O cientista dinamarquês Niels Bohr aprimorou em 1913, o modelo atômico de Rutherford baseado na teoria de que o núcleo do átomo é formado por prótons e ao redor do núcleo estão os elétrons utilizando a teoria de Max Planck. Em 1900, Planck já havia admitido a hipótese de que a energia não seria emitida de modo contínuo, mas em pacotes. A cada pacote de energia foi dado o nome de quantum. Originou-se assim, os chamados Postulados de Bohr. (FELTRE, 2010)

Dessa forma, sabe-se que os elétrons se movimentam ao redor do núcleo em número limitado de órbitas bem definidas, podendo saltar de orbitais para orbitais dependo na energia liberada ou absorvida.

O Teste de Chama é uma prática muito corriqueira na Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico de cada elemento. O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. (SARDELA, 2007)

O teste de chama é fundamentado no fato de que quando, uma certa quantidade de energia é fornecida a um elemento químico de alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia para um nível de energia mais elevado, fazendo então o estado excitado. Depois que um dos elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de luz. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda que cada um possui, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada pelos elementos possui comprimento de onda na faixa que, ao olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Dessa forma, identifica-se a presença de alguns elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama. (SARDELA, 1977)

2 MATERIAIS E MÉTODOS

Os materiais utilizados na prática foram: Bico de Bunsen e Bastão de Vidro. Os reagentes utilizados foram basicamente: solução de Cloreto De Cálcio (CaCl2), solução de Sulfato de Cobre penta hidratado (CuSO4.5H2O), solução cloreto de sódio (NaCl) e Solução de cloreto de potássio (KCl).

3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Inicialmente colocou-se o bastão de vidro na água, logo em seguida colocou o mesmo em contato com o sal de Cloreto de Sódio e com o auxílio do bico de Bunsen pode-se colocar a chama em contato com a substância, percebeu-se que a cor da chama foi um amarelo intenso conforme pode-se observar na figura 01.

Figura 1 Teste de chama com Cloreto de Sódio

Logo após, o bastão foi lavado para dar continuidade ao teste. Neste, foi feito com a solução de cloreto de cálcio, onde percebeu-se que a cor da chama ficou vermelho conforme figura 02

Figura 2 Teste com Cloreto de Cálcio

No terceiro experimento foi usada a solução de sulfato de cobre penta hidratado que com os mesmos procedimentos anteriores foi observado a cor verde, conforme podem-se contatar na imagem seguinte (figura 03)

Figura 3 Testa com o Sulfato de Cobre

E por último utilizou-se a solução de Cloreto de Potássio e pode ser observado que a cor da chama foi a violeta, conforme pode verificar na figura 04.

Figura 4 Teste de chama com Cloreto de Potássio

Pode-se resumir os resultado da coloração da chama pela seguinte tabela:

Sal analisado Cor da chama

Cloreto de sódio (NaCl) Amarelo

Cloreto de cálcio (CaCl2) Vermelho

Cloreto de sulf. De cobre pentahid. (CuSo4SH2O) Verde

Cloreto de potássio (KCl) Violeta

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Quando um elétron recebe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com