TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Chamas

Ensaios: Teste De Chamas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 5

1. Objetivo(s) da experiência

O objetivo da experiência é identificar, por meio da cor produzida na chama, alguns cátions metálicos. A experiência foi feita em laboratório, com supervisão e de acordo com as normas de segurança.

Observar o fenômeno de emissão luminosa por excitação e correlacionar com o modelo atômico de Bohr. Verificar a distribuição eletrônica dos elementos e tomar contato com as regiões do espectro eletromagnético.

2. Introdução teórica

Uma das mais importantes propriedades dos elétrons é que suas energias são "quantizadas", isto é, um elétron ocupa sempre um nível energético bem definido e não um valor qualquer de energia. Se, no entanto um elétron for submetido a uma fonte de energia adequada (calor, luz, etc.), pode sofrer uma mudança de energia, passando-se assim de um nível mais baixo para outro mais alto (excitação). O estado excitado é um estado metal-estável (de curtíssima duração) e, portanto, o elétron retorna imediatamente ao seu estado fundamental. A energia ganha durante a excitação é então emitida na forma de radiação visível do espectro eletromagnético que o olho humano é capaz de detectar. Como o elemento emite uma radiação característica, ela pode ser usada como método analítico. Em geral, os metais, sobretudo os alcalinos e alcalinos terrosos são os elementos cujos elétrons exigem menor energia para serem excitados.

O físico dinamarquês Niels Bohr (1885 - 1962) propôs um modelo atômico para o átomo de hidrogênio que depois foi estendido para outros elementos. O seu modelo baseia no baseia-se Sistema Solar, no qual os planetas giram ao redor do Sol. Para Bohr, os elétrons giram em órbita ao redor do núcleo atômico agrupados em níveis energéticos. Hoje sabemos que os elétrons giram ao redor do núcleo, mas não em órbita. Para ser considerada uma órbita, o movimento do elétron deveria ser sempre num mesmo plano, o que na prática não acontece. O movimento dos elétrons ao redor do núcleo é parecido ao de uma nuvem que envolve esse núcleo atômico. No estado fundamental de um átomo, os elétrons se encontram no nível energéti o mais baixo possível. energético Se os elétrons de um átomo recebem energia ou colidem com outros elétrons, eles saltam para níveis mais externos. Neste caso, dizemos que os elétrons entram em estado excitado. Se os elétrons cedem energia, eles saltam para níveis mais internos e a energia liberada pelos elétrons sai em forma de quantum de luz ou fóton e é a frequência da luz que determina a sua cor. Nossos olhos detectam diferentes cores porque eles respondem de forma diferente a cada freqüência. Apenas uma estreita faixa de frequências (e, consequentemente de comprimentos estreita de onda), é visível ao olho humano. É o chamado espectro da luz visível Esta faixa de luz visível. visível se estende entre as frequências maiores que o infravermelho e menores que o ultravioleta, e entre comprimentos menores que 700 nm maiores que 420 nm.

3. Materiais e Reagentes Utilizado

MATERIAIS UTILIZADOS:

1) Bico de Bunsen;

2) Fio metálico (Platina/Cobre);

3) 5 Tubos de ensaio.

REAGENTES UTILIZADOS:

1) Ácido Clorídrico Conentrado;

2) Cloreto de Bário;

3) Cloreto de Cálcio;

4) Cloreto de Potássio;

5) Cloreto de Sódio.

4. Procedimentos

Acendeu-se a chama do bico de Bunsen e calibrou-se a entrada de ar para obter uma chama azulada quase transparente. Limpou-se o fio metálico que foi utilizado no experimento, mergulhando-os em solução de ácido clorídrico concentrado, previamente colocado em tubo de ensaio, e em seguida, aquecendo-os em rubro na chama do bico de Bunsen. Esse processo foi repetido várias vezes, até que a chama do bico de Bunsen não alterasse sua coloração. Em seguida mergulhou-se o fio limpo na solução da amostra em estudo e observou-se a coloração da chama, isso foi feito com todos os cloretos. Anotou-se então o resultado.

5. Resultados Obtidos

Os procedimentos realizados durante o experimento foram observados e anotados, sendo assim foi constituída a tabela abaixo:

Reagentes Coloração

Cloreto de Bário Verde Claro

Cloreto de Cálcio Vermelho tijolo

Cloreto de Potássio Violeta Claro

Cloreto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com