TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEXTO BASE

Por:   •  29/4/2019  •  Artigo  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

A ciência política é a teoria e prática da política e a descrição e análise dos sistemas políticos e do comportamento político. A ciência política abrange diversos campos, como a teoria e a filosofia políticas, os sistemas políticos, ideologia, teoria dos jogos, economia política, geopolítica, geografia política, análise de políticas públicas, política comparada, relações internacionais, análise de relações exteriores, política e direito internacionais, estudos de administração pública e governo, processo legislativo, direito público (como o direito constitucional) e outros. A representação política por organizações sociais em conselho nacionais de políticas públicas seu objetivo é analisar a representação política, exercida por atores da sociedade civil. Tem como objetivo de contribuir para o debate sobre a avaliação da qualidade democrática com base em uma metodologia mista, analisam número grande de casos tendo como referencial os critérios de qualidade da representação, ou seja, que permite uma pluralidade de atores que intervenham nas discursões sobre políticas públicas, contudo ao buscar depoimentos de conselheiros é possível perceber que os critérios de avaliação de qualidade da representação e da administração pública sempre dizem respeito as pautas que eles buscam inserir e que respondem seus possíveis representados.

  De acordo com a enquete realizada foram entrevistadas 21 pessoas nas faixas entre 15 a 70 anos. Sendo que 11 pessoas responderam todos os questionários, 9 não tiveram interesse e 1 disse que não entendia sobre política. Diante do que foi levantado observa-se que a maioria dos interessados disseram que devido ao que tem acontecido no em 2017 e 2018 o Brasil não representa um país democrático, apenas no ato de votar, mas na pratica a democracia não acontece, na verdade é visto que por diversas vezes o governo tem se negado ao ouvir a voz do povo.  Temos como exemplo a citação do entrevistado Lucas Rodrigues de 19 anos estudante de Direito “o ex presidente Lula fez um projeto de lei que é conhecido atualmente como o Estatuto de Desarmamento, o próprio Estatuto falava que só seria aprovado caso houvesse um referendo com a população aprovando o estatuto, foram 14 milhões de pessoas a maioria votou não, para o Estatuto do Desarmamento e mesmo assim este foi aprovado. Este é o exemplo mais claro que o poder emanando do povo é ilusão.”

Recentemente temos como exemplo a greve dos caminhoneiros aonde o governo em hipótese alguma discutiu a diminuição de super salários, super aposentadorias e privilégios, o governo aumentou impostos e baixou artificialmente os preços do diesel (sem discutir a gasolina). Na realidade nós vivemos em uma ditadura na maioria aonde essa maioria coloca seus representantes no poder e estes fazem o que lhe é mais conveniente. Com exceção dos tempos de eleições, os sinais de democracia são pequenos. No momento que os caminhoneiros desejam protestar em Brasília, o presidente chama o exército para fazer a segurança. Quando o próprio governo coloca todo o setor de logística do país em caminhões, fazendo com que exista uma maior dependência de uma estatal, a Petrobras, para o transporte, e os caminhoneiros fazem um protesto paralisando todo o país, o governo manda a forca nacional e a PRF para desarticular o movimento. O povo na rua não põe medo em políticos, pois quando o governo sente medo, ele coloca a sua força coercitiva armada na frente e voltam a fazer o que lhe for conveniente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com