TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – Á ESCOLA

Por:   •  19/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.691 Palavras (11 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

JULIANE DE MORAES, 1073248, MARÇO 2014.

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA

PROFISSIONAL – Á ESCOLA

ABELARDO LUZ

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

JULIANE DE MORAES, 1073248, MARÇO 2014.

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA

PROFISSIONAL – Á ESCOLA

Relatório de Pesquisa e

Pratica Profissional– Á escola

apresentando a UTA –

Fundamentos pedagógicos,no

curso de Pedagogia Tutor Local Marivone Polo de Apoio Presencial Abelardo Luz.

ABELARDO LUZ

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1        FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA        

1.1        A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA ESCOLA PARA ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO EDUCACIONAL.        

1.1.1        Desafios na relação aluno, escola e comunidade.        

2        A IMPORTÂNCIA DE SE CRIAR UM PPP (PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO) PARA A ESCOLA.        

2.1        O PAPEL DO PROFESSOR NO CONTEXTO ESCOLAR.        

2.1.1        Relato de um dia de observação na escola        

3        ANÁLISE DE DADOS COLETADOS.        

3.1        ANÁLISE DA ENTREVISTA COM PROFISSIONAIS DA INSTITUIÇÃO.        

 


INTRODUÇÃO

A Pesquisa e Prática Profissional á Escola é de suma importância para nós como futuros educadores, pois amplia a nossa visão proporcionando um aprendizado eficaz e uma prática reflexiva e crítica. Realizei essa pesquisa no Centro de Educação Infantil. O Objetivo da pesquisa é saber como funciona o espaço escolar, no que se refere á estrutura, distribuição e organização. Conhecer os instrumentos normativos que regem a escola e compreender a relevância dos instrumentos normativos na organização do trabalho pedagógico.

È de suma importância que a pesquisa e a prática profissional estejam interligadas e que seja condizente com a realidade vivida na sala de aula. Assim pode-se afirmar que pesquisa e prática profissional devem estar interligadas.

A metodologia utilizada na realização da pesquisa foi á coleta de dados sobre a escola investigada com a direção escolar e foram realizadas entrevistas com cinco professores que atuam na escola.


  1. FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

A função social da escola é formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem preparados para participar da vida econômica, social e política do país e aptos a contribuir para a construção de uma vida mais justa.

A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários á socialização do individuo. Estas aprendizagens devem constituir-se em instrumentos para que o aluno compreenda melhor a realidade que o cerca, favorecendo sua participação em relações sociais cada vez mais amplas, possibilitando a leitura e interpretação das mensagens e informações que hoje são amplamente veiculadas, preparando-o para a inserção no mundo do trabalho e para a intervenção critica e consciente na vida pública.

É necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos, da leitura e da escrita, das ciências, das artes, das letras. Sem estas aprendizagens, dificilmente ele poderá exercer seus direitos de cidadania.  Preparar os alunos para uma aprendizagem permanente, que tenha continuidade mesmo após o término de sua vida escolar. È necessário a cada momento fazer o aluno pensar, refletir, analisar, sintetizar, criticar, criar, classificar, tirar conclusões, estabelecer relações, argumentar, avaliar, justificar. Para isto é preciso que os professores trabalhem com metodologias participativas, desafiadoras, problematizando os conteúdos e estimulando o aluno a pensar, a formular hipóteses, a descobrir, a questionar, a colocar suas opiniões, suas divergências e duvidas.

  1. A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA ESCOLA PARA ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO EDUCACIONAL.

A pesquisa precisa ser compreendida não apenas como um componente de encaminhamento da prática pedagógica e do aluno, mas também como elemento que promove o redimensionamento da prática pedagógica do professor, fazendo com que este repense suas ações e sua formação.

Os professores ao realizarem pesquisa, aprendem processos de produção de conhecimento de questionamento de sua própria prática para o desenvolvimento de uma atitude investigativa, autônoma, criativa e comprometida.

A partir do momento em que as escolas compreenderem a pesquisa como aspecto chave para o desenvolvimento de novas práticas escolares, muitos avanços serão iniciados.

  1. Desafios na relação aluno, escola e comunidade.

A contribuição da comunidade na escola pode gerar confusão, seja por submetê-la a pressões de grupos em defesas de interesses específicos, ou seja, por torná-la palco de disputas de caráter partidário, clientelista ou ideológico. Uma das habilidades importantes para uma gestão democrática é de administrar conflitos e relacionarem-se com reverência as desigualdades, a maioria de ideias e conceitos pedagógicos, direito de decidir e a tolerância, em cada escola a gestão democrática declara com certeza a colaboração ativa do controle social da educação e ensino.
Algumas vezes as escolas esquecem que os pais e os alunos são sujeitos do processo educativo e que certamente, tem muitas sugestões para a melhoria dos processos vivenciados na escola. Incluir a sociedade e escola é tarefa complicada, pois atrai sensibilidade e valores diferenciados. Compete às equipes gestoras analisar e colocar em práticas estratégicas as pessoas a se envolver e participar na vida do educando/ filho na escola. Família e escola têm uma importância em comum: preparam para a sociedade seus futuros cidadãos. Esse fato tece laços profundos entre as duas instituições, favorecendo a troca de informações e ajuda mútua. A escola que reconhece isso abre suas portas para a comunidade, consegue dar um salto qualitativo em relação às outras. Em certos casos esse salto não se traduz apenas em melhoria das ações pedagógicas, mas às vezes também na própria garantia de sua exigência física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com