TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa e Prática Profissional: A Escola

Por:   •  4/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.341 Palavras (10 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Baseando- se nas respostas e nas conclusões obtidas através da pesquisa elaborada, pode- se dizer que é através da pesquisa que encontramos diversos caminhos para formação profissional, seja ela na área pedagógica ou não. Pois através da pesquisa elaboramos investigações composta por, curiosidade, avaliação e observações que nos levam a considerar que a pesquisa é um caminho prático e natural para a busca de soluções e respostas. Para a prática profissional a pesquisa auxilia na produção de conhecimento e de questionamento da própria prática, de um professor, por exemplo, pois gera desenvolvimento de uma atitude investigativa, autônoma, criativa e comprometida.

A disciplina Pesquisa e Prática Profissional- A Escola, tem como objetivo orientar e nos fazer ter conhecimento do espaço escolar, no que se refere à estrutura, distribuição e organização, a conhecer os instrumentos normativos que regem a escola e na compreensão e a relevância desses instrumentos na organização do trabalho pedagógico.  

Para a prática pedagógica e para formação profissional do futuro pedagogo, a pesquisa é muito importante, chegando a ser indispensável, pois ela possibilita adquirir a cada dia novos conhecimentos, auxilia a propor soluções para problemas específicos, o que proporciona enriquecer a ação e prática pedagógica do futuro pedagogo.

Para elaboração dessa pesquisa foi adotada a metodologia de abordagem, observando e coletando dados, desenvolvendo assim: entrevistas, observação do local e contexto a ser pesquisado.

Veremos à seguir as definições de diversos aspectos presentes no contexto educacional, a importância desses aspectos, o papel da escola e do professor, com isso todo resultado obtido através da Pesquisa e Prática Profissional- A Escola.

A Função Escolar

2.1 Educação, ensino e pesquisa

A educação, o ensino e a pesquisa estão presentes e são necessárias na formação e prática docente.

Educação é ter, e vivenciar o ensino. Pois tanto educação como ensino fazem parte da mesma realidade. O ensino necessita ser inserido na educação para que aconteça a aprendizagem. A educação, o ensino e a aprendizagem são processos que acontecem no decorrer de nossas vidas. E é através desse processo que nos deparamos com a pesquisa, que nos auxilia na busca por respostas, e nos proporciona obter mais conhecimentos, desenvolvendo assim a aprendizagem no ensino e na educação.

Para Preti (1996), ensino “representa instrução, socialização de informação, aprendizagem etc.”, enquanto educação para Maroto (1995,p.3) é definido como “estratégia básica de formação humana, aprender a aprender, saber pensar, criar, inovar, construir conhecimento, participar etc.”, e de acordo com Andrade (2001,p.121) pesquisa é o “conjunto de procedimentos sistemáticos baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos.”

Educação, ensino e pesquisa são ações de grande importância na atuação do professor no contexto educacional, pois a articulação entre essas ações permite ao professor interagir com os alunos no processo de ensino- aprendizagem, criando e recriando teorias e produzindo conhecimento, permitindo assim a transformação sociocultural em ambas as partes.

2.2 A importância da pesquisa

A pesquisa seja ela na área pedagógica ou não, é muito importante para descobertas, conclusões e respostas. Ela é a base de todo processo e trabalho educativo; “não é possível planejar uma aula sem pesquisar os conteúdos e meios que você irá utilizar para desenvolve-la”.

De acordo com Demo (2003, p.16), a pesquisa pode auxiliar o docente como sujeito do processo educativo, através da busca pela formação continuada, podendo assim promover o desenvolvimento e a inovação na competência do conhecimento adquirido.

Para o professor pesquisador a pesquisa é seu princípio educativo e sua atitude cotidiana. Como princípio educativo a pesquisa possibilita ao professor transmitir para seus alunos a reflexão sobre o mundo, sobre a vida social, de forma ampla e profunda.

2.3 Entendendo a função da escola

As relações educativas no espaço escolar perpassam pelas discussões a respeito dos projetos político- pedagógicos como entendimento da função da escola e de como os atores escolares, alunos, professores, diretores, pedagogos e pais se concebem nesse espaço e nas relações educativas.

Nosso país não teve grandes avanços relacionados à educação, pois os resquícios do período colonial e jesuítico e o descomprometimento com a educação das camadas populares deixaram um legado que até hoje interfere nos processos de compreensão da função da escola.

É nesse contexto que surge um dos mais importantes escritos da educação brasileira, o Manifesto dos Pioneiros da Educação nova, em 1932. De acordo com Penin e Vieira (2002), este documento relata concepções avançadas a respeito da escola pública, gratuita e laica para os brasileiros. O manifesto da grande relevância à função social da escola. Os objetivos apontados nesse manifesto não são diferentes dos de hoje: deve ser uma escola que se integre à comunidade e aos contextos diários dos alunos, articulando todos os envolvidos no processo da escola, com a possibilidade de desenvolver práticas educacionais que de fato desenvolvam integralmente o educando.

Em fim a função social da escola se resume exatamente em inclusão social econômica, política, cultural e pedagógica promovendo formação básica, como ler, escrever, formação científica, estética e ética, e desenvolvimento cognitivo e operativo considerando o aluno como sujeito do seu próprio conhecimento.

2.4 A relação entre aluno, escola e comunidade

A integração escola e família é determinante para o processo evolutivo da escola.

Essa relação permite que aluno, escola e comunidade interfiram nas grandes decisões de caráter pedagógico, financeiro e administrativo.

São muitos os desafios encontrados nessa relação, por isso é preciso ampliar o debate nas instituições de ensino e na comunidade geral sobre o conceito de participação. Instruir as escolas resgataria ou construiria o papel dos pais na vida escolar dos alunos.

2.5 A importância do PPP (Projeto Político Pedagógico)

O PPP é o elemento fundamental para a organização da escola. É nele que se define o trabalho pedagógico, a missão da escola, as questões curriculares e metodológicas, as concepções, a avaliação, o tipo de gestão adotada, o perfil do aluno e do professor, e outros aspectos que definem a dinâmica escolar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (208.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com