TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sopre queda dos corpos Galileu

Por:   •  13/5/2015  •  Abstract  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 5

Galileu e a queda dos corpos

Galileu desenvolvia uma certa mania que era por a natureza em prova e é isso que leva a lançar duvidas sobre certa afirmações das antigas escolas.

Entenda escola no sentido de teoria, em particular as teoria de Aristóteles que foram adotadas pela igreja no fim do século XVI e Galileu laçou duvidas sobre certas afirmações, não como argumentos como Aristóteles fez mas atravéz da observação da natureza, é da natureza que viria a verdade, pode se dizer que na natureza há a verdade.

Aristóteles não fazia experiências ele olhava e organizava as coisas em uma estrutura lógica e coerente e Galileu foi mais longe.

Para extrair significados da natureza era preciso também agitar a natureza e isso significa realizar experiências e por esse motivo consideramos ele como pai da ciência moderna.

Galileu é considerado o introdutor do método experimental na Física.

Ele acreditava que se desenvolvessem métodos experimentas, ajudaria no entendimento e explicações de fenômenos.

Desde então a pesquisa foi vista de uma forma diferente, adotando técnica inovadora para expor e entender suas teorias em pratica.

Uma de suas descobertas foi a teoria da queda dos corpos, em que estudando por sofisticadas técnicas de medição pra época, Galileu chegou a conclusão de que: sem a resistência do ar

Uma região onde não houvesse nada para atrapalhar o movimento, dois corpos com massas diferentes levaria o mesmo tempo para chegar ao chão, caso fosse jogados da mesma altura. Também observou que corpos em queda livre caem aumentando sua velocidade na proporção que chamamos de aceleração. Seus trabalhos não pararam por ai, com seus novos métodos, ele utilizou o experimento do plano inclinado e a abstração matemática, chegou  a lei conhecida como: LEI DA QUEDA DOS CORPOS.

Basicamente essa lei dizia que a distancia percorrida por um corpo em queda livre, é diretamente proporcional ao quadrado ao tempo de queda: d=k.t² 

Até o inicio do século XVI a Física era baseada na Física de Aristóteles dizia que os corpos caem porque seu lugar natural é na terra, alem disso de acordo com a Física Aristotélica também, o martelo só cai mais rápido porque possuí mais elemento terra em sua composição e por isso é atraído por mais intensidade que a pena. Também dizia que tanto a pena quanto o martelo cai em velocidade constante, não aumentado nem diminuindo sua velocidade até chegar ao chão. Aristóteles declarava que faz parte da natureza dos objetos pesados cair mais rápido que os objetos leves, é verdade que essa afirmação parece muito lógica, se pegarmos uma pedra e uma folha e jogarmos os dois juntos a pedra vai chegar ao chão primeiro.  

Como o heliocentrismo a terra foi retirada do centro do universo e a Física de Aristóteles não dava mais conta de explicar a queda dos corpos, isso virou um problema porque como poderia explicar o fato dos corpos caírem ou mesmo o fato de um martelo chegar primeiro ao chão?

Mas Galileu percebe rapidamente que é preciso levar em consideração a resistência do ar em conta e começa a comparar a queda de objetos de mesmo tamanho onde a resistência seria aproximadamente a mesma e esferas de diferentes materiais por exemplo: uma bola de chumbo e uma bola de cortiça. Quando batem ao solo o resultado da a impressão que chegaram ao mesmo tempo, a massa não tem influencia na queda de um corpo dizia Galileu se não a bola de madeira ainda estaria no ar depois que a bola de ferro tocou ao chão

[pic 1]

Com isso Galileu utilizou diversos experimentos e a lógica matemática para resolver grande parte desses problemas, devida a dificuldade para observar os corpos em queda livremente, Galileu construiu um plano inclinado na qual foi colocado uma esfera para rolar.

[pic 2]

Galileu estava aperfeiçoando um sistema revolucionário utilizando um plano inclinado para rolar uma esfera ele tem uma intuição que alem das foraças de atrito a esfera esta sujeito as mesmas forças que quando jogadas verticalmente, quando combinada a uma leve inclinação a duração da queda é consideravelmente prolongada, ela se torna mensurável mas na época o cronômetro não existia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (58.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com