TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Supervisão de Estágio II

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.464 Palavras (18 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

Gráfico nº 01- Maiores demandas trazidas pelos usuários

Dado a relevância dos dados, verificam-se as questões mais demandadas pelas famílias durante o Acompanhamento Social e que o benefício do leite como sendo a principal necessidade das famílias. É sem dúvida de suma importância para que essas ações continuem sendo viabilizadas as redes de apoio, na medida em que, são famílias vulneráveis economicamente. De uma perspectiva ampla é perceptível a ausência das ações Governamentais para que essas famílias após o período de tratamento continuem tendo os seus direitos mantidos, pois sabemos que essa mediação da ONG para que se tenha uma resolubilidade das questões pertinentes à viabilização dos benefícios e cuidados é sem dúvida fundamental.

É lícito enfatizar que como foi demonstrado no gráfico nº 01, que esses dados servem para destacar que embora as famílias sejam orientadas sobre o BPC/LOAS e Vale Social e Rio Card Especial entre outras questões pertinentes ao campo de atendimento, a doação de Leite para as crianças que fazem tratamento é o principal foco das ações, pois as famílias que são assistidas recebem mensalmente o benefício do leite para que as crianças possam realizar a cirurgia e posteriormente alterar a realidade social das famílias, com isso possibilitando uma autonomia no sentido dessas famílias poderem trabalhar, estudar... Ou seja, o trabalho tem um viés da totalidade na medida em que buscar trabalhar com áreas da educação, cidadania, moradia e renda.

  Esses dados servem de norte para que possamos repensar a importância das práticas assistenciais desenvolvidas na instituição e como isso contribui positivamente para muitas famílias e também a fim de promover uma reflexão acerca dos agentes problematizadores que é a falta de Políticas Públicas que deixam muitas pessoas desassistidas, quando sabemos que deveriam trabalhar no sentido de promover ações e serviços como esses desenvolvidos pela ONG (Organização não Governamental) que soma ações e serviços no sentido de incluir as famílias socialmente e promover o desenvolvimento humano, sempre numa perspectiva de mudança, melhoria e cuidado.

  Nesse sentido é importante pensarmos sobre a atuação das Políticas Públicas, pois quando mencionamos no texto sobre a importância da ONG e todas as suas ações e serviço desenvolvido, nota-se que há uma ausência e dramática redução da política social, pois uma política de cunho universalista, sendo que dentro dessa política econômica neoliberal não é baseada nos princípios da Universalidade, pois exigiria uma política universalista e baseada nos princípios da seguridade social e radicalmente oposta da que vem sendo implementada até os dias atuais.

[pic 3][pic 4]

 Gráfico nº 02- Como é composta a equipe de atendimento

     Na análise desse gráfico nº 02 verificamos a importância de uma equipe de trabalho bem estruturada e organizada, pois a partir dessa organização todas as ações e serviços são potencializados no sentido de aperfeiçoar tudo que há dentro da instituição, cada um dentro do seu campo profissional  busca desenvolver de forma correta as suas funções com isso contribui para que toda a metodologia de trabalho que a instituição se propõe a executar com as famílias assistidas possam ser realizadas.

    A saúde Criança trabalha de forma multidisciplinar e busca integrar no desenvolver desse trabalho as áreas da saúde, moradia, cidadania, renda e educação, portanto é de suma importância que ter essa equipe de atendimento completa e preparada para atender as demandas dos usuários, pois o trabalho integrado permite ter uma resolutividade das ações e projetos desenvolvidos.

    Os funcionários e voluntários que integram a equipe trabalham para conscientizar os responsáveis sobre a importância das metas e como isso pode fazer a diferença tanto na vida das famílias como um todo, mas principalmente na saúde da criança. A equipe acompanha o processo de desenvolvimento na vida de cada família, o que de fato é importante para que as famílias se sintam mais acolhidas.

    Para tanto, antes da aplicação desta metodologia de trabalho com as famílias e crianças assistidas, foi pensado em uma ação interventiva no sentido de minimizar os problemas causados pelo ciclo de fatores que faziam com que as crianças que recebessem alta, fossem reinternadas e em muitos dos casos as levando ao óbito, fatores de desemprego, sem condições de das os cuidados necessários, casas insalubres dentre outros fatores preponderantes, com isso minimizou esse ciclo de miséria possibilitando uma vida mais digna para essas famílias e conseguintemente para essas crianças acometidas pela doença e sem nenhum tipo de ajuda por parte das ações Públicas que deveriam de fato assisti-las.

[pic 5][pic 6]

Gráfico nº 03 – Quem são os patrocinadores

          Os patrocinadores advêm do apadrinhamento de pessoas físicas e jurídicas que contribuem com doações de leites para uma criança que é apadrinhada, esse movimento das pessoas é de fundamental importância para que assim mais e mais pessoas possam conhecer o trabalho da instituição, fortalecendo os objetivos e metas que se busca dentro da instituição.

  Há também a escola que desenvolve um trabalho social no sentido de conscientizar os alunos para que ajudem aqueles que dela precisam, eles visitam a instituição e conhecem todo o trabalho desenvolvido e as ações e projetos que há na instituição.

  O Rotary Club é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, ajudam a instituição no sentido de fomentar essas ações e ajudam a fortalecer esse processo de trabalho da instituição. O Rotary é uma associação que há no Mundo inteiro, tem um elevado padrão de ética em todas as profissões, ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo, ele é definido como um Club de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, filantrópico e social.

    “Sua missão é: ajudar os rotarianos e o Rotary Clubs a alcançar o Objetivo do Rotary e, neste estágio atual de desenvolvimento da organização, apoiar as atividades de indivíduos e grupos prestadores de serviços que melhorem a qualidade de vida, mantenha a dignidade humana e promovam a compreensão e paz mundial. A Fundação teve início em 1917 com um fundo de dotações com o objetivo de fazer o bem no mundo. Embora a Fundação Rotária tenha sido oficialmente estabelecida em 1928. Todos os subsídios da Fundação Rotária são iniciados por clubes. Fundação Rotária do Rotary Internacional é a principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo, promovendo a paz e a compreensão mundial através de programas internacionais humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (405 Kb)   docx (556.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com