TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho e sociabilidade

Por:   •  6/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS – CESA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II

PROFESSORA: SAMBARA PAULA FRANCELINO RIBEIRO

ALUNA: ANDREZA MARÍLIA DE LIMA

ESTUDO DIRIGIDO

FORTALEZA

2015.2

  1. De acordo com a análise de Sérgio Lessa aborde o trabalho em Lukacs.

Segundo Lukács, o trabalho é a protoforma, ou seja, a forma originária e primária do agir humano. Entretanto, isso não significa que todos os atos humanos sejam reduzidos ao trabalho. Ele argumentou que inúmeros atos humanos não podem ser reduzidos a atos de trabalho, em que pese o fato de o trabalho ser a forma originária e o fundamento ontológico das diferentes formas da práxis social. Para o filósofo húngaro, a reprodução social comporta, e ao mesmo tempo, requer outros tipos de ação que não os especificamente de trabalho. Todavia, sem o trabalho, as inúmeras e variadas formas de atividade humano-social não podem sequer existir.

  1. Explique a objetivação e exteriorização na categoria trabalho.

A objetivação ocorre quando há a conversão do idealizado em objeto, ou seja, quando a prévia-ideação se materializa num objeto. Diante disso, algo se concretiza no âmbito do ser material como surgimento de uma nova objetividade. Entre a consciência que criou a prévia-ideação e o objeto construído se dão duas relações importantes, a primeira é que sem a ideia esse objeto não existiria, assim, o objeto é a ideia objetivada, a ideia transformada em objeto. A segunda relação é que entre a mente que operou a prévia-ideação e o objeto, há uma distinção no plano do ser, dessa forma, o objeto criado sobrevive ao próprio criador. Logo, a diferença entre sujeito e objeto criado é o fundamento ontológico da exteriorização, ao idealizar o que será objetivado, o sujeito ver que tanto a natureza quanto ele pessoalmente se comportarão da forma que foi prevista na prévia-ideação. Através de novo conhecimentos e habilidades, o homem passa a ter novas necessidades, assim, novos conhecimentos levam também a novas necessidades. Portanto, a exteriorização é o momento em que o trabalho pelo qual a subjetividade é confrotada com a objetividade que está fora dela, à causalidade e, através desse confronto, pode-se verficar a validade do que está sendo conhecido e desenvolver novos conhecimentos e habilidades que não se possuía antes. Em síntese, para Lukács, a exteriorização é fundada pela distinção cocreta, real e ontológica entre o sujeito e o objeto que vem a ser pela objetivação de uma prévia-ideação.

  1. Configure a teleologia e a causalidade.

Para Lukács, a totalidade do ser é importante para permitir observar com clareza um momento essencial da processualidade do trabalho: ao se inserir na malha de relações e determinações pré-existentes. Diante disso, o objeto construído a altera, ocasionando nexos causais, isto é, uma sequência de causa e efeito, que são ao mesmo tempo perpassados por situações de casualidade e, na sua totalidade e momento de prévia-ideação, são impossíveis de serem conhecidos por que ainda não aconteceram. Assim, ao se inserir numa situação pré-existente, os objetos desencadeiam consequências nas quais o acaso exerce um papel importante. Ao se modificar o existente, surgem consequências e resultads que levam a novas necessidades e em novas possibilidades para atender a essas necessidades. A partir disso os indivíduos fazem novas prévias-ideações, pois há novas exigências e possibilidades que surgiram, efetuam novas objetivações, criando novos objetos e, consequentemente, novos nexos causais. Portanto,a  relação entre teleologia e causalidade é a essência do trabalho segundo Lukács.

  1. Analise a ideologia em Lukács como componente da sociabilidade humana.

Com o desenvolvimento da sociabilidade e a complexificação da práxis social, torna-se crescente a necessidade de ideias e valores mais gerais acerca do mundo e da vida, que organize uma lógica dando direcionamento aos atoos dos indivíduos em cada sociedade. As ideias recebem de Lukács a denominação de ideologia. Diante disso, com o surgimento das classes sociais, a ideologia passa a executar uma função mais restrita, de instrumento na luta pelo poder entre os diferentes grupos sociais. Dessa forma, a ideologia é uma função social específica, e não um conjunto de ideações que se caracterizam por ser mais ou menos verdadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com