TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos do Trabalho e Sociabilidade

Por:   •  6/5/2018  •  Resenha  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentos do Trabalho e Sociabilidade.

Atividade sobre o capítulo 1 do livro de Economia Política de José Paulo Netto.

Pontos escolhidos/abordados:

  • Trabalho
  • Natureza
  • Ser social

Discente: Taiane Rafaela Silva de Santana

4° período

Segundo o autor o trabalho é o que torna possível a produção de qualquer bem, criando valores que constituem a riqueza social, e por isso que os economistas políticos sempre o consideram como algo importante em seus estudos, como as atividades que atendem as necessidades de sobrevivência são generalizadas entre espécies de animais como por exemplo pássaros e roedores que as tem graças genéticas herdadas, o trabalho é algo totalmente diferente pois o trabalho rompe com esse padrão natural. O trabalho se especifica por uma relação mediada entre o sujeito e o objeto.

Netto afirma que a sociedade não pode existir sem a natureza pois é a partir dela que se dá o trabalho o qual da condições de vida aos membros da sociedade, pois é impossível a reprodução da sociedade sem a natureza, porém, pode existir natureza sem sociedade. Por natureza entendemos o conjunto de seres do universo, seres que precederam o surgimento de grupos humanos que se desenvolveram e continuaram, ela é composta por seres em dois níveis, para Netto são: “aqueles que não dispõem da propriedade de se reproduzir (a natureza inorgânica) e aqueles que possuem essa propriedade, os seres vivos, vegetais e animais (a natureza orgânica)” (Netto, pág-35). Porém essa distinção não faz com que exista uma dupla natureza pois a natureza articula seus diferentes níveis em uma totalidade complexa.

Segundo o autor, o desenvolvimento do ser social não faz com que o homem perca sua naturalidade, o homem sempre terá ela, e esta naturalidade indica a sua condição originária de um ser natureza. Ao falar sobre o ser social Netto afirma: “o ser social foi o resultado de um processo mensurável numa escala de milhares de anos. Através dele, uma espécie natural sem deixar de participar da natureza, transformou-se, através do trabalho em algo diverso da natureza, mas essa transformação deve-se à sua própria atividade, o trabalho: foi mediante o trabalho que os membros dessa espécie se tornaram seres que, a partir de uma base natural (seu corpo, suas pulsões, seu metabolismo e etc.), desenvolveram características e traços que os distinguem da natureza.” (Netto, pág-37).

Isto é, o desenvolvimento do ser social, não elimina a naturalidade do homem, contudo, reduz o peso e a sua gravitação na vida dele, quanto mais o homem se humaniza e se torna ser social, menos o ser natural é determinante em sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com