TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetoria do Assistente social

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DALLILA VARGAS E MARIA AMÉLIA TELES

ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DA AÇÃO PROFISSIONAL I

PALMAS/ TO

2016

DALLILA VARGAS E MARIA AMÉLIA TELES

        

PRODUÇÃO TEXTUAL

Pesquisa elaborada e apresentada como requisito parcial para aprovação na Disciplina de Estratégias e Técnicas da Ação Profissional I, ministrada pela Profa. Msc. Alessandra Ruita, do curso de Bacharel em Serviço Social pela Universidade do Tocantins (UNITINS).

PALMAS/ TO

ABRIL/ 2016

Elabore um texto dissertativo de 15 linhas sobre as dimensões apresentadas no conteúdo desta unidade, e quais suas implicações para a relação teoria e prática e o que estes elementos implicam na busca pelas soluções das demandas impostas ao assistente social.

A atuação do Assistente Social

A atuação do Assistente Social é pautada no projeto ético político da profissão, que luta por uma nova ordem societária, isto é, um novo modelo de sociedade justa e igualitária; na qual os direitos humanos já garantidos constitucionalmente sejam de fato efetivados. Todavia, sabe-se que na prática as coisas não acontecem de forma tão “pacífica”, devido a diversos fatores que implicam nesse processo de luta pela garantia de direitos, como por exemplo a latente correlação de forças, jogo de interesses contraditórios dentro das instituições que se configuram em espaços sócio ocupacionais deste profissional.

No entanto, mesmo em meio a toda essa “batalha” onde o Assistente Social acaba tendo uma autonomia relativa, é possível e necessário que este exerça o seu papel em consonância com o projeto e o código de ética que orientam a profissão. Para tanto, é fundamental que o profissional conheça a instituição onde atua e utilize das mais diversas estratégias a fim de saber avançar e recuar no momento adequado, buscando atender a demanda do usuário de forma eficiente e eficaz. Contudo, torna imprescindível que este profissional busque se qualificar constantemente devido a dinamicidade da realidade e a complexidade de toda essa gama das expressões da questão social que acabam exigindo um grande conhecimento técnico e cientifico no seu desvelar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com