TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento De Efluentes

Exames: Tratamento De Efluentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

Comparação do Efluente da Indústria de Papel e celulose com o esgoto doméstico

Comparação do efluente da Indústria de Papel e celulose com o esgoto doméstico.

Introdução

O processo de produção de papel e celulose baseia-se em três etapas principais :a preparação da matéria prima ,deslignificação(preparo da polpa) e branqueamento. O processo de polpação mais utilizado é o processo “kraft”,o qual utiliza-se um licor de cozimento composto por NaOH e H2S. As etapas de polpação e branqueamento geram os efluentes mais complexos de todo processo, devido a utilização de substâncias químicas.

Pesquisadores da USP estudaram o efluente da Votorantim Celulose e papel que utiliza o processo de polpação kraft. As amostras de efluente foram coletadas sempre nos mesmos horários e levadas ao laboratório onde foram feitas as análises. Os padrões analisados e os resultados obtidos estão listados na tabela abaixo, que contém também valores dos parâmetros encontrados em efluente doméstico e os padrões fixados pela resolução Conama no430 para efeitos comparativos.

Discussão

No processo Kraft o hidróxido de sódio é utilizado na etapa de cozimento da madeira, produzindo assim um efluente alcalino. No ponto de coleta, foi encontrado valores próximos a 7, pois apesar da adição de produtos e substâncias alcalinas no processo produtivo, estas são recuperadas e reutilizadas, não provocando alterações significativas no pH de seus efluentes.

...

Referências bibliográficas

Ministério do Meio Ambiente ;Resolução CONAMA nº430, 13 de Maio de 2011;Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes,complementae altera a resolução nº357 de 2005.

Von Sperling M;Introdução à qualidade das águas e ao Tratamento de Esgotos,DESA-UFMG,Belo Horizonte,1996.

CHAPARRO,Adela.Tratamento de efluentes de Branqueamento de Polpa celulósica em reator anaeróbio seguido de processo oxidativo avançado, São Carlos ,2010, Tese de Doutorado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com