TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título: Keynes, Novo Liberalismo E Alternativas Para A Crise Atual.

Pesquisas Acadêmicas: Título: Keynes, Novo Liberalismo E Alternativas Para A Crise Atual.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Esta atividade tem por objetivo expor as diferenças entre a Escola Liberal e a Escola Keynesiana, além de discorrer sobre suas as características e apontar alternativas para a crise atual a partir das teorias oriundas destas duas escolas.

Características principais da Escola Clássica

As características da Escola Clássica são o liberalismo econômico, o individualismo, o valor do trabalho, e a distribuição de renda. Um dos principais pensadores da Escola Clássica foi Adam Smith (1723-1790), que acreditava que a concorrência que impulsiona o mercado e consequentemente fazia girar a economia.

Adam sistematizou a análise econômica com seu livro A Riqueza das Nações. Nesta estabeleceu o trabalho como verdadeira fonte de riqueza, fundamenta os conceitos de propriedade privada, liberdade de empresa, contrato e câmbio; cria a expressão “Mão Invisível” a qual representa as forças que fazem o mercado atingir seu ponto de equilíbrio, sem qualquer intervenção do Estado.

Características principais da Escola Neoclássica

Os neoclássicos se preocupavam com alocação de recursos como consequência da Teoria da Utilidade Marginal e da Teoria de Preços:

Teoria da Utilidade Marginal: relaciona o valor de um produto com sua capacidade de satisfazer a necessidade do consumidor. A satisfação proporcionada pela aquisição de cada unidade de qualquer bem é sempre inferior à propiciada pela aquisição da unidade anterior.

Teoria de Preços: analisa a formação de preços, ou seja, a interação entre os interesse e necessidades das empresas e dos consumidores para determinar a quantidade e o preço de um determinado bem ou serviço, compatíveis com o equilíbrio do mercado.

Na escola neoclássica surge o conceito de escassez – bens econômicos são bens escassos, e o valor desses bens aumenta de acordo com sua escassez.

Semelhanças entre as Escolas Clássica e Neoclássica

O ponto de semelhante entre elas é o papel que ambas atribuem ao Estado: um agente que dá garantias a livre concorrência e proteção à propriedade privada.

Características da Teoria Keynesiana

O pensamento Keynesiano ganhou destaque no início da década de trinta, no momento em que o capitalismo passava por uma de suas mais graves crises.

Nesta época, as nações capitalistas administravam o campo econômico orientado pelo liberalismo clássico.

Na Teoria Keynesiana a participação do Estado é responsável pelo desenvolvimento, onde possui um papel mais intervencionista e passaria a fomentar a economia através de programas sociais, estímulos a investimento externo e a construção de obras públicas.

Diferença entre a Teoria Keynesiana e a Escola Liberal

A diferença esta no modo de atuação do Estado. Na Escola Liberal, é desejado que o estado não interfera, pois se entende que existe um ponto de equilíbrio próprio do mercado, salario e produto. Já no modelo Keynesiano se acredita em um Estado atuando sempre, criando empregos, projetos sociais e criando demandas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com