TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIO-VISUAIS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUIMICA NA E.E.E.F.M. JULIO GUERRA

Artigos Científicos: UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIO-VISUAIS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUIMICA NA E.E.E.F.M. JULIO GUERRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 6

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIO-VISUAIS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUIMICA NA E.E.E.F.M. JULIO GUERRA1

Pâmela Siqueira de Oliveira2 – Nayara Chaves Lima da Silva2 - Renato André Zan3

1Trabalho apresentado na disciplina de Metodologia no Ensino de Química , do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

2 Graduandos em Licenciatura em Química – IFRO. E-mail: drpammy@gmail.com - nayarachaves.ifro@gmail.com

3 Professor do Institituto Federal de Rondônia -Graduação em Química pela Universidade de Santa Maria (2000) e Mestrado em Química pela Universidade de Santa Maria (2002)

Resumo

O uso de imagens e sons de diferentes tipos proporciona a possibilidade de mostrar e melhorar a aprendizagem, contribuindo para a formação e educação dos alunos. O vídeo por ser tecnológico trabalhado juntamente com a música, são instrumentos que podem ser utilizado com função lúdica, pois é centrado na idéia de jogos e entretenimento. A linguagem na qual é utilizado o visual auxilia em uma melhor compreensão do assunto abordado contextualizando com o cotidiano do aluno. Uma boa maneira de motivar os alunos foi que eles confeccionassem vídeos com assuntos relacionados aos conteúdos estudados na disciplina de química. O trabalho se faz importante na disciplina de química, como parte integrante na avaliação dos alunos e auxiliador na aprendizagem, com o objetivo de incentivar e induzir o educando a utilizar as tecnologias como veiculo de aprendizagem. Cada grupo fez uma paródia com um assunto que tenha sido abordado durante o ano para fazerem um vídeo com edição para ser apresentado na sala da aula para toda a turma. Posteriormente, responderam um questionário para verificação da importância deste trabalho para eles. Das cinco turmas de ensino médio, que perfazem um total de 148 alunos, 72% responderam que ao escolherem o tema para a escrita da paródia precisaram estudar mais e se aprofundar, para que a letra tivesse sentido ‘químico’. 59% disseram que como tiveram que se empenhar mais, ampliou sim o conhecimento sobre o assunto escolhido e conseguiram relembrar alguns conceitos que haviam estudado. Trabalhos práticos que envolvam os alunos e que os faça buscar constantemente são fundamentais para a sua formação. Percebeu-se que o incentivo a mais que tiveram os levou a aprender mais a química, como parte integrante do cotidiano de cada um.

Palavras chave: vídeos, aprendizagem, conhecimento.

1. Introdução

O uso de imagens e sons de diferentes tipos proporciona a possibilidade de mostrar e melhorar a aprendizagem, contribuindo para a formação e educação dos alunos. Segundo Santos (2010), a utilização das mídias tem sido considerado grande aliado e ferramentas na educação, pois estes métodos de diversão, informação e estudo, são interagidos como novo método no ensino-aprendizagem.

A importância de trabalhar com os recursos do vídeo e televisão no ensino de química refletem na aprendizagem dos alunos, sendo um método bastante eficaz. Através do vídeo o assunto abordado pode despertar curiosidade ao aluno e motivá-lo, facilitando o desejo pelo conteúdo.

A música esta presente em nossa vida em todos os momentos. E quando trabalhada de forma dinâmica nas disciplinas privilegia o desenvolvimento dos educandos. Uma educação de qualidade e aprendizagem significativa esta relacionada diretamente a disposição do professor que utilize práticas que diferencie o modo tradicional e que seja mais atraente (COPETTI, 2011).

O vídeo por ser tecnológico trabalhado juntamente com a música, são instrumentos que podem ser utilizado com função lúdica, pois é centrado na idéia de jogos e entretenimento. A linguagem na qual é utilizado o visual que auxilia em uma melhor compreensão do assunto abordado contextualizando com o cotidiano do aluno.

Segundo Brasil et al (2012) muitas vezes o desenvolvimento do aluno pode ser prejudicado porque ele é simplesmente ouvinte das propostas do professor. Então, os professores precisam ter uma proposta que seja inovadora e interessante para aplicação dos conceitos em sala de aula. Uma boa maneira de motivar os alunos foi que eles confeccionassem vídeos com assuntos relacionados aos conteúdos estudados na disciplina de química.

O trabalho se faz importante nas turmas do ensino médio, na disciplina de química, como parte integrante na avaliação dos alunos e auxiliador na aprendizagem, visto que farão menção dos assuntos abordados durante o ano e colocarão em prática o que aprenderam. Com o objetivo de incentivar os alunos a atuarem como elementos principais na aprendizagem, induzindo o educando a utilizar as tecnologias como veiculo de aprendizagem, bem como em sua formação.

2. Metodologia

Uma paródia pode servir para introduzir um novo conteúdo e também lembrar alguns assuntos, assim como se fazia há dez anos com os macetes da matemática, química e física. Cada grupo fez uma paródia com um assunto que tenha sido abordado durante o ano.

A produção dos vídeos de duração máxima de 4 minutos foi produzida com recursos simples dos próprios alunos. Eles utilizaram câmera fotográfica, celular e programas de edição de vídeos, os mais variados. Muitos foram produzidos na própria escola e editados na sala de informática com o auxilio da professora de Mídias.

Segundo (Morán 1995) A música e os efeitos sonoros servem como evocação, lembrança, ilustração - associados a personagens do presente, como nas telenovelas - e de criação de expectativas, antecipando reações e informações.

3. Resultados e discussões

O jovem lê e aprende com maior facilidade o que ele pode visualizar, pois ele precisa ver para compreender. As linguagens da TV, do vídeo e a internet são dinâmicas e correspondem as necessidades que os jovens têm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com