TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM

Por:   •  15/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.244 Palavras (17 Páginas)  •  1.342 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Jossemari Moreira da Cunha RA: 2304314264

Márcia Menino do Rosário RA: 2306325291

Priscila Castro Corrales RA: 2625482234

Vanderlei Lopes RA: 4300070466

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM

PASSO FUNDO / RS

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM

Trabalho de conclusão do curso II apresentado à Banca Examinadora do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, como requisito parcial à Obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a Orientação da professora Mestre: Talita Ruis

PASSO FUNDO/RS

2014

             

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM

Trabalho de conclusão de curso II apresentado à Universidade Anhanguera – UNIDERP como requisito parcial à obtenção do Grau de Licenciado em Pedagogia, sob orientação da professora Talita Ruis.

Aprovado em:_/_/_

BANCA EXAMINADORA

Professor EAD

Anhanguera Educacional

_____________________________________________________________________

Tutora a Distância Mestre Talita Ruis

Anhanguera Educacional

Tutor (a) Presencial Roberta D’Agostini

Anhanguera Educacional

RESUMO

Este artigo foi elaborado para apresentação na disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso II no Curso de Pedagogia. O artigo científico tem como tema “A importância do brincar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental como recurso pedagógico para a aprendizagem”, tendo como base o brincar, pois auxilia no desenvolvimento da aprendizagem, de modo especial no processo lúdico. O objetivo geral aborda a importância do brincar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental como recurso pedagógico para a aprendizagem. A pesquisa tem como referenciais teóricos as contribuições dos seguintes autores: Benjamin (2001), Piaget (1978), Schiller e Rossano (2008), entre outros. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica. Obtivemos como resultados da pesquisa as seguintes considerações: entende-se que o ato de brincar promove a aprendizagem na medida em que o educando se envolve nas atividades lúdicas. Contudo, considera-se que o ato de brincar é um ótimo recurso de promoção da aprendizagem.

Palavras-chaves: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Importância do Brincar; Processo Lúdico; Recurso Pedagógico; Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

        O presente artigo tem o objetivo de fazer um breve estudo         sobre como o brincar contribui para o processo de construção do conhecimento e, também, como as brincadeiras devem ocorrer durante o processo ensino-aprendizagem da criança, que frequenta estabelecimentos de ensino, na etapa da Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

O ato de brincar promove a aprendizagem na medida em que o educando se envolve nas atividades lúdicas, fazendo com que ele aprenda prazerosamente, sem muitas vezes perceber que está aprendendo. A brincadeira faz com que a criança entenda os conceitos mais desafiadores no momento em que são trabalhadas, sejam através de jogos, brincadeiras, histórias e outras atividades pertinentes. Essas atividades lúdicas são compreendidas como forma de caracterizar o brincar e entendidas como recurso de promoção da aprendizagem. Assim sendo, é deste modo que o aprender se torna significativo, pois a criança é protagonista do próprio conhecimento.

Através desta temática sobre a importância do brincar nos Anos Iniciais da Educação Básica é que se busca avaliar a importância da criança frequentar a escola desde a Educação Infantil até os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, relacionando a aprendizagem com o brincar.

Fica evidenciado através dos estágios realizados no Curso de Pedagogia, que o lúdico não é explorado adequadamente no ambiente escolar. Desse modo questiona-se: Os educandos não brincam durante o recreio, só correm, por quê?  Não conhecem brincadeiras? Que jogos são importantes para o ensino aprendizagem? Que benefícios o lúdico traz para o educando?

Nesse contexto, a pretensão é a de que no presente artigo ocorra a amostragem de que o lúdico é um recurso que o educador pode utilizar, fazendo com que o educando aprenda de maneira prazerosa no espaço escolar.

Esta pesquisa, que é um estudo bibliográfico, ocorreu através de leituras de vários autores que tratam do assunto em questão. Através do brincar, criar e aprender, compreendendo a criança e seu meio, assim como, a construção de significados e interpretações que se adaptem as diversas realidades do mundo do educando. Mas é necessário salientar, que o momento atual é bastante conflitante na educação. É de opinião quase que unânime que não há mais espaço para a pedagogia tradicional, na qual o conhecimento é simplesmente repassado ao aluno, que se torna passivo neste processo de aprendizagem. Porém, poucos são os que se sentem seguros em utilizar novas tendências, onde o papel do aluno é muito importante, uma vez que lhe é dada a oportunidade de expor suas opiniões. Cabe ao professor criar situações que desafiem o aluno a pensar e tirar suas próprias conclusões. Para atingir esse objetivo, a pedagogia atual sugere a utilização de atividades lúdicas na sala de aula, o que até pouquíssimo tempo atrás, era inconcebível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (184.5 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com